13/09/2021 | Notícia Simesp

Ataque aos serviços públicos são discutidos com profissionais do Hospital do Mandaqui


No dia 26 de agosto, diretores do Sindicato dos Médicos de São Paulo (Simesp) visitaram o Conjunto Hospitalar Mandaqui, em Santana, para conversar com os profissionais de saúde sobre a Reforma Administrativa, a “pejotização” e a criação de entidades representativas dos médicos residentes.

Tema de principal relevância com os servidores estaduais do Mandaqui, os dirigentes dialogaram sobre o risco aos trabalhadores da saúde e à população em geral caso a Reforma Administrativa seja aprovada. A proposta de Bolsonaro e Paulo Guedes prevê a alteração do vínculo do trabalhador da saúde com o Estado, retirando direitos e a estabilidade dos servidores. O que afetará também a oferta de serviços essenciais.

Os ataques aos serviços públicos também foram discutidos no âmbito do processo de pejotização, que vem ocorrendo principalmente nas UTI e prontos-socorros. São impostos aos profissionais de saúde vínculos precários, o que os expõe a extrema vulnerabilidade. Relatos de atrasos e calotes nos pagamentos, de alta rotatividade das equipes e da ausência de qualquer estabilidade e proteções trabalhistas são comuns nos serviços de saúde de São Paulo que adotam este regime de contratação.

A conversa com residentes foi importante para pautar a necessidade da criação de uma associação desses médicos no Hospital. Relatos sobre a inexistência de direito a moradia, desrespeito a escalas e carga horária e estágios com assistências inadequadas não são incomuns. Uma entidade que os represente no local pode barrar situações de trabalho adversas como essa ou conquistar direitos. O Simesp tem dado suporte jurídico e cartorial para reabertura de associações de residentes onde já existiam e para criação de novas. Além de reverter a essas associações parte do valor das sindicalizações dos residentes, que pagam meia anuidade e dispõem de todos os direitos e benefícios que os demais, como plano de saúde, assistência jurídica, descontos em convênios e no acesso a seguridades profissionais.

É fácil se sindicalizar ao Simesp! Saiba como clicando aqui.



COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA


SIGA O SIMESP


CONTATOS

Assessoria de Imprensa

Paulo Galvão
(11) 3292-9147
paulo@simesp.org.br


Redação

(11) 3292-9147
imprensa@simesp.org.br


NEWSLETTER

SIMESP - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS