Simesp

Vitória: Simesp conquista o reajuste da inflação sem parcelamento!

Home > Vitória: Simesp conquista o reajuste da inflação sem parcelamento!
31/03/2023 | Campanha Salarial

Vitória: Simesp conquista o reajuste da inflação sem parcelamento!

A mobilização de médicas e médicos de Organizações Sociais de Saúde (OSS), santas casas e hospitais filantrópicos foi vitoriosa. O Sindicato dos Médicos de São Paulo (Simesp) fechou a Campanha Salarial 2022 com a conquista do reajuste da inflação, em 8,82%, pago em uma única vez. Fomos o único sindicato que obteve o pagamento da correção sem parcelamento. Novamente, a demora para a conclusão das negociações da Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) se deu pela indisposição das empresas de saúde em ceder aos termos do reajuste e às importantes cláusulas sociais. Confira na íntegra o que foi firmado na CCT 2022-2023, clicando aqui.

O pagamento do reajuste retroativo, referente aos meses em negociação – agosto de 2022 a março de 2023 -, será feito diretamente nas folhas de pagamento de abril e maio.

O Sindicato também tem brigado pelo aumento da licença-maternidade e pela estabilidade de gestantes. Anteriormente, conquistamos 60 dias de estabilidade a partir do início da gravidez. A partir da nova CCT, gestantes terão a opção de resgatarem as férias após o período de licença e, em caso de parto prematuro, a estabilidade será estendida para 90 dias. 

A dirigente do Simesp, Vanessa Araújo, entende que a conquista reafirma o posicionamento da entidade nos últimos anos. “Ainda temos um longo caminho a percorrer na questão dos direitos reprodutivos, mas estamos avançando. Além da estabilidade, na atual convenção mantivemos as cláusulas: Trabalho igual, salário igual – batalha antiga do Sindicato para fiscalização da igualdade de remuneração entre médicas e médicos -, o auxílio creche e o afastamento de gestantes em local de trabalho insalubre.”

Apoio ao reajuste alcançado pelo Simesp
Não aceitamos nenhum reajuste abaixo da inflação. Portanto, nada que contribua para o achatamento das remunerações. Toda a nossa pressão contra as empresas de saúde nos últimos meses possibilitou a atual conquista.

Mesmo quem não é associado pode fortalecer a nossa capacidade de negociação e ação. A contribuição assistencial (taxa negocial) é o auxílio dado ao Sindicato para manutenção de sua estrutura, ou seja, da luta por condições de trabalho e salário dignos. O valor da contribuição assistencial é decidido e aprovado pela categoria em assembleia e, neste ano, corresponderá a apenas 1,47% do salário atualizado.

Participe do movimento!
O Simesp te convida a se sindicalizar e participar das assembleias e visitas aos locais de trabalho. Além de tornar a luta possível, associando-se ao Sindicato você está isento da contribuição assistencial e tem acesso a advogados de forma gratuita, nos campos ético-profissional, trabalhista, previdenciário e administrativo. Mais uma série de benefícios exclusivos, como seguro de responsabilidade social e desconto no aluguel de salas. Sindicalize-se: https://simesp.org.br/sindicalize-se/