Prefeitura havia mudado a base de cálculo do benefício, diminuindo significativamente os vencimentos
Após muita luta, os médicos de Santana de Parnaíba, com o apoio do Sindicato dos Médicos de São Paulo (Simesp), se mobilizaram e garantiram que não houvesse diminuição nos seus salários devido à mudança de cálculo de suas gratificações. Para garantir a conquista, no dia 29 de janeiro, a prefeitura emitiu um decreto mantendo o valor da remuneração.
A situação se deu porque, em dezembro de 2020, a prefeitura do município havia alterado a base de cálculo para o pagamento da gratificação dos médicos do município por seguir uma notificação equivocada do Tribunal de Contas. Tal mudança geraria uma perda significativa nos salários dos médicos do município durante a pandemia.
Foi realizada reunião com os médicos da cidade, e os profissionais buscaram interlocução com a Secretaria da Saúde, com a prefeitura, e com a Câmara do Vereadores. De acordo com Victor Dourado, presidente do Simesp que esteve na reunião com o presidente da Câmara, a luta agora é para que a gratificação dos médicos seja incorporada aos salários para evitar que existam novas flutuações nos salários que prejudiquem os profissionais. “Parabenizamos os médicos que se mobilizaram e participaram das reuniões, auxiliando no diálogo com a prefeitura.”