No dia 17 de março, dirigentes do Simesp e representante do Conselho Municipal de Saúde estiveram em visita à Unidade Básica de Saúde (UBS) Jardim Vargem Grande, na zona sul de São Paulo.
A UBS possui a população adscrita total de 28mil pessoas, que são atendidas pelas 7 equipes de Estratégia Saúde da Família. No momento, destas 7 equipes, 2 trabalham sem um profissional médico. Além disso, a UBS Jardim Vargem Grande vem funcionando como ponto de acolhimento de demandas, sobretudo, de urgência e emergência. Isso acontece após o único serviço de referência de atendimentos dessa complexidade, o AMA Parelheiros, ser desativado em janeiro de 2022. Em contrapartida, a Prefeitura inaugurou a UPA Parelheiros em uma área de difícil acesso para a população, o que leva ao aumento da demanda espontânea na UBS, segundo a observação de médicos do local.
É importante reforçar que uma UBS não possui estrutura física e de RH adequadas para se tornar referência do atendimento de urgência e emergência, levando à sobrecarga dos trabalhadores do local e consequente a piora na assistência prestada à população que busca o serviço.
O Simesp segue na luta contra o desmonte da rede de assistência à saúde da região do extremo sul da capital paulista, unindo-se aos movimentos populares em defesa de uma saúde pública gratuita, universal, 100% estatal e de qualidade. Apoie essa luta, sindicalize-se!
