Simesp

V Jornada Brasileira de Cinema Silencioso

Home > V Jornada Brasileira de Cinema Silencioso
08/08/2011 | Notícia Simesp

V Jornada Brasileira de Cinema Silencioso

A Cinemateca Brasileira promove, no mês de agosto, a quinta edição da Jornada Brasileira de Cinema Silencioso.

Dedicada somente aos filmes produzidos entre o final do século XIX até 1930, a mostra vai de 5 a 14 de agosto, das 15h30 às 21h . A entrada é Catraca Livre e a programação não é recomendada para menores de 14 anos.

Com curadoria de Carlos Roberto de Souza, o foco desta edição é o cinema mudo da Itália, que despontou em 1910. Há ainda, a Conferência Inaugural da V Jornada, com a participação de Luca Giuliani, diretor do Museo Nazionale Del Cinema.

A programação inclui, também, dois filmes silenciosos amadores realizados no Rio Grande do Sul já após o advento do cinema sonoro, ambos restaurados pela Cinemateca Brasileira.

Todos os filmes exibidos contam com acompanhamento musical ao vivo nas salas da Cinemateca. Entre as bandas convidadas, estão: Violeta de Outono e Coração Quiáltera, Max de Castro, Michelle Agnes, Fabio Tagliaferri, Dino Barioni, Antonio Loureiro e Laércio de Freitas.

Além das exibições, ocorre neste sábado, 6, às 20h, sessão especial do filme “Os Últimos Dias de Pompeia“, na fachada do Auditório do Ibirapuera. O acompanhamento musical fica por conta da Banda Jazz Sinfônica de Diadema, regida pelo maestro Todd Murphy.

Sala Cinemateca Bndes

Exibições em sequência

20h – Fazenda da Onça (título atribuído. De Rossi Film. São Paulo, 1920, 35mm, pb, 6’).

Joana d’Arco (Jeanne d’Arc. Dir.: Georges Méliès. França, 1900, 35mm, cor (colorido a mão.10’).

Sangue napolitano (Assunta Spina. Dir.: Gustavo Serena. Itália, 1915, 35mm, pb com viragem e tingimento, 72’).
Acompanhamento Musical De Laércio De Freitas (Sessão Para Convidados)