Simesp

Suspensa reunião da MNNP-SUS

Home > Suspensa reunião da MNNP-SUS
11/11/2011 | Notícia Simesp

Suspensa reunião da MNNP-SUS

A reunião ordinária da Mesa Nacional de Negociação Permanente (MNNP) do Sistema Único de Saúde (SUS), prevista para os dias 9 e 10 de novembro, foi suspensa por falta de acordo entre a bancada sindical e os representantes do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (CONASEMS) e Conselho Nacional de Secretários de Saúde (CONASS).

Ainda durante os informes, os trabalhadores foram comunicados que o CONASEMS solicitou que a Comissão Intergestores Tripartite (CTI) do Conselho apreciasse o Protocolo de Saúde do Trabalhador, debatido entre os representantes da mesa por mais de um ano e previsto para ser assinado durante a ocasião.

"O fato causou indignação e surpresa a todos que compõem a bancada dos trabalhadores. É, no mínimo, uma quebra na relação de confiança, já que esse projeto foi discutido e analisado por mais de 15 meses. Não tem sentido o CONASEMS questionar algum ponto", destacou o diretor de Relações Trabalhistas da FENAM, Tarcísio Campos, que representou a entidade na ocasião.

Com a notícia, a reunião foi suspensa por quinze minutos e após uma reunião de emergência convocada pela bancada sindical, foi decido suspender o encontro até o dia seguinte. Na manhã do dia 10, o representante do Conselho reviu sua posição. Entretanto, o CONASS discordou da decisão.

Para evitar mais confrontos, a bancada dos trabalhadores decidiu solicitar uma reunião com o Ministro da Saúde, Alexandre Padilha, até o dia 22 próximo, antes que o encontro da CIT ocorra.

A bancada sindical definiu, ainda, que o regimento interno da MNNP-SUS não deve impedir a entrada de novos representantes dos trabalhadores, desde que eles estejam dentro dos critérios já estabelecidos. O representante da FENAM também propôs que nenhum representante atual possa ser retirado da Mesa, ponto aprovado por unanimidade pela bancada dos trabalhadores. O regimento, no entanto, não foi discutido, devido ao impasse gerado.