Simesp

SUS precisa de nova fonte de financiamento

Home > SUS precisa de nova fonte de financiamento
25/10/2011 | Notícia Simesp

SUS precisa de nova fonte de financiamento

Ao afirmar que os recursos são insuficientes para atender a demanda do Sistema Único de Saúde, o deputado José Rocha (PR-BA) ressaltou ser favorável a uma nova contribuição para a saúde, desde que seja exclusivamente para financiamento do setor.

“O modo como a CPMF foi implementada desacreditou esse instrumento perante a opinião pública, mas é possível resgatar esse debate, oferecendo as devidas garantias de emprego dos recursos na saúde”, afirmou.

O parlamentar disse também que é preciso melhorar o gerenciamento do SUS. Em sua avaliação, o problema de gestão poderá ser resolvido com a implementação pelo Ministério da Saúde do contrato de ação pública. No entanto, observou, a solução para o financiamento só virá com o aumento de recursos.

José Rocha lembrou que os gastos públicos com saúde passaram de 2,9% do Produto Interno Bruto (PIB) em 2000, para 3,7%, em 2008. Apesar disso, continuou o parlamentar, os recursos são insuficientes para garantir o atendimento a todos os cidadãos.

Em outros países, disse José Rocha, o gasto público corresponde, em média, a 6,5% do PIB, ou 70% do dispêndio total em saúde – no setor público e no privado. Já no caso do Brasil, o gasto do SUS representa menos de 45% do total, correspondendo a 3,7% do PIB, ressaltou o parlamentar.