Simesp

Sonhar, acreditar seguir lutando

Home > Sonhar, acreditar seguir lutando
29/12/2011 | Notícia Simesp

Sonhar, acreditar seguir lutando

Caros Colegas,

Terminamos mais um ano, este, de verdade, recheado de muitas lutas. Saímos às ruas e o fizemos com a consciência de provocarmos amplos debates sobre assuntos que nos afligem, desde há muito tempo. Encaramos os desrespeitos da medicina suplementar – planos e seguros de saúde – com enfrentamentos por meio de paralisações cujos resultados desnudaram a crueza das operadoras e as obrigaram a debater, mesmo de forma acanhada suas incongruências de dissensões em relação a nós médicos.

Ficaram bem evidentes as contradições. Operadoras em constante crescimento, custos das suas mensalidades cada vez maiores, lucros desabusados e sacrifícios crescentes impostos a nós médicos. Avançamos. Não na dimensão e velocidade dos nossos desejos, mas avançamos o suficiente para provocar sentimentos para debater o novo marco regulatório da medicina suplementar, rever funções da ANS – Agência Nacional de Saúde Suplementar -, e inserir, em definitivo, as entidades médicas nos encaminhamentos do setor e com discreta melhoria dos valores dos nossos honorários.

Não menosprezamos a saúde pública e também provocamos amplos debates sobre suas agruras. Urgência e Emergência, atenção primária à saúde, UPAS, Estratégia da Saúde da Família, enfim, sobre tudo o que envolve a assistência pública no País, deteriorada, massacrada, com severos danos assistenciais e profundo desrespeito a nós médicos. Também avançamos. De igual forma quanto a medicina suplementar, muitas são as soluções que estão por vir.

Diversos são os assuntos que nos dizem respeito e nos preocupam sempre. Mecanismo formador do Médico; abertura desenfreada de Faculdades de Medicina; planejamento e qualificação consistente dos programas de residência médica; transferência de gestão da responsabilidade pública para a privada com gastos descontrolados pelas OSs, Oscips, fundações distintas; enfim, toda a sorte de problemas que nos desafiam.

Ao cumprimentá-lo pelo final de ano, agradecendo-lhe a colaboração para com o SIMESP, nossa diretoria deseja-lhe felicidades no ano de 2012.

Persistiremos na luta!

Diretoria do SIMESP