A SBP divulgou carta aos pediatras brasileiros elencando os motivos de apoio à paralisação nacional, marcada para o dia 7 de abril, quinta-feira da próxima semana.
É esta a íntegra do documento, assinado pelo presidente da SBP, Eduardo da Silva Vaz:
“Os esforços que vimos desenvolvendo por melhoria na remuneração e nas condições de trabalho dos pediatras vêm somando conquistas. Desde julho de 2009, quando marcamos o Dia do Pediatra com mensagens do então presidente da SBP às filiadas, aos associados (com inúmeros retornos) e publicamos carta à população; quando os colegas de Brasília e a Sociedade de Pediatria do Distrito Federal, mobilizados, demonstraram às empresas que não aceitam desrespeito, mais que vitórias traduzidas nos valores de consultas, temos conseguido a recuperação da autoestima e da consciência de nossa força e capacidade de articulação. Nosso movimento continua se ampliando, várias Sociedades de Pediatria têm recorrido às estratégias de paralisação do atendimento pelas guias dos convênios e descredenciamento, nos casos em que as empresas são irredutíveis nas negociações. Em todo o processo, a unidade com as demais entidades médicas e o apoio dos colegas têm sido fundamentais.
Se por um lado, o desrespeito dos planos e seguradoras de saúde continua, por outro, a disposição de luta vem contagiando todos os médicos. A decisão da AMB, do CFM e da FENAM, que estão convocando paralisação do atendimento aos usuários das empresas para 7 de abril, tem nosso irrestrito apoio e contará com nossa ativa participação. Vamos nos reunir com os colegas em cada Estado e preparar um grande movimento. Peço o firme envolvimento de cada filiada e adianto que é total o da diretoria da SBP.
Um abraço fraterno,
Eduardo da Silva Vaz”.