Simesp

Sociedade Brasileira de Ortopedia comunica morte de Charles S. Neer

Home > Sociedade Brasileira de Ortopedia comunica morte de Charles S. Neer
10/03/2011 | Notícia Simesp

Sociedade Brasileira de Ortopedia comunica morte de Charles S. Neer

A SBOT – Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia comunica a morte, nos Estados Unidos, do professor Charles S. Neer, um dos cirurgiões mais importantes da Ortopedia mundial e um dos responsáveis pelo grande desenvolvimento que a cirurgia do ombro tomou nas últimas décadas. Charles Neer foi também o personagem inicial do explosivo mercado de próteses ortopédicas e nem por isso se beneficiou financeiramente com as invenções que fez, pois cedeu seus direitos autorais por US$ 1,00, em troca da possibilidade de fazer palestras e dar aulas sobre o tema, sem conflito de interesses.

A nota é assinada pelo presidente da SBOT, Osvandré Lech, ex-aluno de Neer. Segundo ele. Charles Neer nasceu em 1917, numa fazenda em Vinita, nos Estados Unidos, mesmo local onde faleceu a 28 de fevereiro último. Filho e neto de médicos, cursou medicina na Universidade de Pennsylvania e começou como interno no “Columbia-Presbiterian Medical Center”, onde fez carreira, terminando como professor emérito.

Serviu na II Guerra, como cirurgião do Exército norte-americano na Europa, Japão e Filipinas e, após o conflito, chefiou o Serviço de Fraturas e o de Ortopedia do Adulto na Universidade de Columbia onde, em 1955, inicia a maior transformação da cirurgia do ombro, introduzindo a artroplastia parcial. Em 1963 se fez presente no primeiro encontro científico sobre cirurgia do ombro, no Canadá, e em 1969 presidiu o “Board of Directors” da AAOS e da AOA.

Em 1976, coube ao prof. Neer estabelecer o primeiro treinamento em cirurgia do ombro e cotovelo dos Estados Unidos e, seis anos depois, fundou o “American Shoulder and Elbow Surgeons”, do qual foi o primeiro presidente.

Em 1987, o Clinical Orthopaedics and Related Research dedicou um volume inteiro à sua considerável contribuição ao mundo da cirurgia do ombro: artroplastia parcial, depois total, classificação das fraturas proximais do úmero, classificação das fraturas distais da clavícula, o conceito de “Impingement Syndrome” e da patologia do manguito rotador, a importância do os acromiale como fator predisponente da lesão do manguito, os conceitos modernos sobre instabilidade e luxação do ombro, a definição da instabilidade multidirecional e da “cuff tear arthropathy” e a importância da reabilitação no pós-operatório.

Durante o meio século de sua carreira, o professor Neer anos, modificou conceitos e alterou paradigmas desta então nova área do conhecimento ortopédico. Foi o conferencista mais requisitado da área, sendo “Inaugural Speaker” da maioria das sociedades de ombro do mundo, incluindo a Sociedade Sul-Americana de Cirurgia do Ombro e Cotovelo, em 1994, em Salvador, Bahia.

O prof. Neer estabeleceu ainda, com recursos próprios, o prêmio “Neer Award”, presidiu o IV Congresso Mundial do Ombro, fundou o “International Board” e o “Board of Trustees” da revista científica da cirurgia do ombro e do cotovelo e sua produção científica.