A diretoria do Sindicato dos Médicos de São Paulo (Simesp) lançou na manhã de sábado (27) uma carta de compromisso eleitoral com a categoria médica para as candidatas e candidatos à vereança e à prefeitura de São Paulo. O presidente do Simesp, Augusto Ribeiro, apresentou o documento, que versa sobre a defesa da saúde pública e as necessidades de carreira, formação e trabalho médicos. Confira-o completo abaixo.
Uma das principais reivindicações da carta e da discussão entre os presentes foi a integralidade e universalidade do SUS, pelo fim das Organizações Sociais de Saúde (OSS) como intermediárias do sistema público de saúde. Neste sentido, o presidente reforçou a contratação de médicas e médicos por meio de concursos públicos e criticou o “mercado da formação em medicina”, devido à explosão de diversos cursos, cuja qualidade é questionável e que não têm compromisso com o SUS. No texto também há a demanda pela formalização de vínculos de trabalho, contra a pejotização e a remuneração através de bolsas.
As políticas de saúde mental são outro ponto importante para o estado e o município de São Paulo. Com o fechamento do Centro de Referência de Atendimento a Tabaco, Álcool e Outras Drogas (Cratod), o Hub de Cuidados em crack e outras drogas surgiu como braço da higienização do centro da capital e mero serviço de transferência de usuários da saúde mental para as comunidades terapêuticas. A reversão dessas políticas é uma das exigências do Simesp.
As candidaturas ressoaram ideias previstas na carta, como a defesa dos direitos reprodutivos, a reabertura do Hospital Municipal Vila Nova Cachoeirinha e a expansão dos serviços de aborto legal no sistema público. Médicas e médicos presentes também endossaram as falas da diretoria e fizeram relevantes apontamentos ao documento, considerados pela mesa do evento.
Firmaram compromisso com a categoria médica:
– Altino Prazeres, pré-candidato à Prefeitura de São Paulo pelo PSTU;
– Christy Muniz, pré-candidata a vereadora de São Paulo pelo PCB;
– Janderson Silva, pré-candidato a vereador de São Paulo pelo PCB;
– Luana Alves, pré-candidata a vereadora de São Paulo pelo Psol;
– Luna Zarattini, pré-candidata a vereadora de São Paulo pelo PT.