Simesp

Sindicato dos Médicos de SP faz ato em prol do SUS

Home > Sindicato dos Médicos de SP faz ato em prol do SUS
27/02/2012 | Notícia Simesp

Sindicato dos Médicos de SP faz ato em prol do SUS

O Sindicato dos Médicos de São Paulo (Simesp) promoveu neste domingo um ato público em defesa do Sistema Único de Saúde (SUS).

Com o objetivo de destacar a importância do SUS e dos cuidados sobre a qualidade de vida, o sindicato montou duas tendas próximo ao portão 10 do Parque do Ibirapuera, na zona sul da cidade, para aferir a pressão arterial de quem passasse pelo local. Para conscientizar a população, o Simesp conversou com a população, exibiu vídeos e levou panfletos com informações sobre o Sistema Único de Saúde.

De acordo com o sindicato, o SUS realiza por ano uma média de 453,7 milhões de consultas médicas, atendendo um total de 145 milhões de pessoas. São 11,3 mi de internações, 2,3 milhões de partos e 2 bilhões de procedimentos ambulatoriais nos 64 mil estabelecimentos espalhados pelo País.

Apesar disso, a população sofre com a demora para conseguir marcar consultas e exames, falta de equipamentos e verbas, Por outro lado, os 195 mil médicos que atuam no sistema recebem baixa remuneração. Segundo o Simesp, o salário inicial de um médico no Estado de São Paulo é de R$ 414,30, e de R$ 1.273,00 na prefeitura.