O diretor do Sindicato dos Médicos do Rio Grande do Sul (SIMERS), Fábio Gatti, participou da audiência pública da Comissão de Saúde e Meio Ambiente da Câmara Municipal de Porto Alegre, na manhã do dia 30, cujo objetivo foi debater o processo de informatização da saúde no município. Na oportunidade, ele elogiou a agilidade que o agendamento de consultas passará a ter quando o sistema for complemente implementado, e cobrou medidas de combate ao absenteísmo.
A Prefeitura trabalha para que, até o final de setembro, 100% dos leitos na capital estejam inseridos na regulação informatizada, e 50% das consultas iniciais em unidades básicas ocorram deste modo. Como resultado, o gestor espera uma sensível baixa no número de internações, graças à melhora na gestão e no acesso aos especialistas.
A audiência determinou três encaminhamentos: visita aos postos de saúde informatizados, a ocorrência de mutirões para aliviar as demandas reprimidas em áreas como traumatologia, e uma nova reunião com os vereadores com demonstração, na prática, de como o sistema funciona.