20/11/2020 | Notícia Simesp

Sindicato colheu mais denúncias de médicos de UBSs de São Paulo em assembleia


Na noite de ontem, dia 19 de novembro, o Sindicato dos Médicos de São Paulo (Simesp) realizou nova assembleia virtual com os médicos que trabalham na Atenção Primária à Saúde (APS) de São Paulo devido a diversas denúncias recebidas de não respeito às recomendações da prefeitura para o retorno gradual dos atendimentos agendados nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs), que deveriam estar em conformidade com as normas de biossegurança e distanciamento social. Essa já é a segunda assembleia com os profissionais que relataram sobrecarga de trabalho, pressão por agendamento de consultas e problemas com equipamentos de proteção individual (EPIs). Haverá nova assembleia no dia 14 de dezembro, segunda-feira, às 20h30.

Na ocasião, foi informado pelo Simesp que já foram enviados ofícios a todas as organizações sociais (OSs) que administram serviços no município cobrando esclarecimentos sobre os problemas relatados pelos médicos, mas apenas seis delas deram retorno alegando estarem seguindo todas as recomendações da prefeitura. Os próprios médicos ressaltaram na assembleia que as respostas das OSs não retratam a realidade vivenciada no dia a dia dos profissionais. Por essa razão, o Simesp também está realizando visitas periódicas em UBSs para avaliar se as recomendações estão sendo seguidas. No dia 12 de novembro o Simesp esteve presente na UBS Conjunto do Ipesp, no Tremembé e dia 17 na UBS Luar do Sertão, no Capão Redondo, para avaliar a situação nesses locais.

O Simesp ressalta que é de extrema importância que o médico que atue em UBSs denunciem para que a entidade possa reunir os relatos para encaminhá-las, de forma anônima, à Secretaria Municipal da Saúde (SMS) e ao Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo (Cremesp). Denuncie preenchendo o formulário clicando aqui ou pelo WhatsApp (11) 3292-9147.

Confira aqui carta aberta do Simesp aos médicos da APS com as orientações sobre o que fazer se estiver enfrentando esses problemas nos locais de trabalho.

 



COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA


SIGA O SIMESP


CONTATOS

Assessoria de Imprensa

Nicolli Oliveira
(11) 3292-9147
nicolli@simesp.org.br


Redação

(11) 3292-9147
imprensa@simesp.org.br


NEWSLETTER

SIMESP - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS