Simesp

Sindicato cobra diretrizes do Cremesp

Home > Sindicato cobra diretrizes do Cremesp
15/05/2020 | Notícia Simesp

Sindicato cobra diretrizes do Cremesp

No dia 22 de abril, o Sindicato dos Médicos de São Paulo (Simesp) enviou dois ofícios ao Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo (Cremesp) cobrando diretrizes para os médicos lidarem com casos de Covid-19 (coronavírus), mas até o meio de maio ainda não teve retorno.

O Simesp recebeu denúncias de que, em inúmeras unidades de saúde do estado que tiveram o fluxo de atendimento alterado em razão da atual pandemia de Covid-19, os médicos relatam a completa ausência de garantia e fornecimento de equipamentos de proteção individual e, igualmente, a ausência de material adequado para a realização da intubação orotraqueal segura. O cenário de infraestrutura precária e escassez de recursos e materiais seguros tem forçado os médicos a elegerem a transferência dos pacientes com quadros de urgência e emergência (com sintomas presentes de covid-19) aos hospitais referenciados.

Diante disso, urge a necessidade da divulgação imediata pelo Cremesp de protocolo que especifique diretrizes de atendimento aos casos de covid-19, em especial na iminência de parada respiratória e nas paradas cardiorrespiratórias com protocolo de intubação.