Manutenção das equipes das Unidades Básica de Saúde (UBS) com os mesmos ou salários maiores do que antes do início do processo de transição dos contratos de gestão na zona oeste da cidade de São Paulo.
Essa é a principal reivindicação dos médicos do Butantã, decidida em assembleia no dia 4, e que foi apresentada pelos representantes do Sindicato dos Médicos de São Paulo (Simesp) na manhã de quinta-feira, 5, ao secretário municipal da Saúde Alexandre Padilha.
O presidente, Eder Gatti, e o secretário de Comunicação do Simesp, Gerson Salvador, também apresentaram outros pontos importantes (leia abaixo). Padilha se comprometeu a avaliar o que foi solicitado e dar uma resposta (por escrito) em, no máximo, uma semana.
Diante dos problemas enfrentados pela população e profissionais de saúde na região do Butantã, devido às mudanças nos contratos de gestão de organizações sociais (saiba mais), os médicos e os representantes do Simesp exigiram:
• Garantia do controle social nesse e em outros processos do poder municipal;
• O afastamento de Regina Castanheira (responsável pela Supervisão Técnica de Saúde do Butantã) e de Alexandre Nemes (responsável pela Coordenadoria Regional de Saúde Oeste);
• E, por fim, garantia de representação sindical em Comissão criada na semana passada para acompanhar o processo de transição.
“Entendemos que a situação é bastante grave. E é necessário que secretaria de Saúde não permita retrocessos nas condições de trabalho e no atendimento prestado à população da região”, destacou Gerson Salvador.
Quarteirização
Na mesma ocasião, os representantes do Simesp reafirmaram o seu posicionamento contra a “quarteirização” do trabalho médico. Nas últimas semanas, a Prefeitura permitiu que organizações sociais pudessem contratar médicos, sem vínculo empregatício, de clínicas particulares.
O secretário Alexandre Padilha disse que se tratou de uma medida pontual (e emergencial) diante da falta de pediatras na rede municipal. Ressaltando que não se trata de uma política governamental a ser adotada daqui pra frente.