No dia 29 de novembro, domingo, mais um médico excepcional faleceu vítima da Covid-19 (coronavírus). Edson Takeyochi Tanno, 63, foi diretor-presidente da regional de Assis do Sindicato dos Médicos de São Paulo (Simesp) e atuava na linha de frente no combate ao vírus.
Clínico geral e intensivista, Tanno deixa esposa e três filhos. Débora Baraldo, ex-diretora da regional, conta que Edson sempre foi um homem íntegro, amigo, companheiro, simples e humilde. “Foi com esta simplicidade que trabalhava tão bem e ajudava o próximo. Sempre atuou no serviço público e fez isso por amor, honrando o nosso juramento.”
Ainda segundo Débora, muito inteligente, Edson dominava a medicina intensiva e atuava em diversas áreas. Era auditor, médico do Detran (Departamento Estadual de Trânsito) e fazia acupuntura como ninguém. “Nos ensinou muito e vai deixar saudade. Ele tinha um lado muito alegre e brincalhão, sempre que podia nos contava uma piada”, lembra.
Nas redes sociais, amigos deixaram depoimentos de carinho e saudade ao médico, que ficará na história por ter defendido o Sistema Único de Saúde (SUS) e ter salvo muitas vidas. O Simesp lamenta o falecimento de Edson e presta condolências à família e amigos.