O Sindicato dos Médicos de São Paulo (Simesp) firmou a nova Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) 2025/2026 com o Sindicato das Santas Casas, Hospitais Filantrópicos e Organizações Sociais da Baixada Santista, Litoral Norte, Litoral Sul e Vale do Ribeira (Sindhosfil-Linosesp).
A negociação garantiu às médicas e aos médicos reajuste salarial de 5,05%, com pagamento retroativo a setembro de 2025, a ser pago em parcela única na folha de março de 2025. Além do reajuste, a Convenção estabelece novos pisos salariais a partir de 1º de setembro de 2025:
Também permanece permitida a contratação em jornadas inferiores, superiores ou em regime de plantão, com proporcionalidade prevista em contrato formal.
Para o presidente do Simesp, Augusto Ribeiro, a Convenção representa mais uma vitória para a categoria. “Garantir o reajuste integral de 5,05%, assegurar pisos salariais atualizados e manter todas as cláusulas sociais demonstra a força da negociação coletiva. Cada CCT é resultado direto da mobilização da categoria e da atuação do sindicato para enfrentar a precarização e valorizar o trabalho médico.”
A CCT também mantém direitos sociais consolidados, como estabilidade à gestante, licença-maternidade e paternidade, fornecimento de refeições ou vale-refeição, adicional noturno, abono para levar filhos ao médico, estabilidade pré-aposentadoria, assistência hospitalar e participação em congressos.
A contribuição assistencial aprovada em assembleia será de 5,05%, recolhida em quatro parcelas mensais de 1,26%, a partir de janeiro de 2026. Médicas e médicos sindicalizados e em dia com suas mensalidades não têm esse desconto em folha de pagamento e, caso ele ocorra, podem solicitar reembolso ao Simesp.
Profissionais não sindicalizados têm direito a apresentar oposição entre 24/11 e 23/12 de 2025, pelo formulário disponível aqui.
📄 Acesse a CCT na íntegra clicando aqui.