Simesp

Simesp garante reajuste salarial de 5,05% a médicos da região oeste da Grande São Paulo

Home > Simesp garante reajuste salarial de 5,05% a médicos da região oeste da Grande São Paulo
03/11/2025 | Notícia Simesp

Simesp garante reajuste salarial de 5,05% a médicos da região oeste da Grande São Paulo

Convenção coletiva 2025/2026 com Sindihclor abrange hospitais, clínicas, casas de saúde e laboratórios de pesquisa e análises clínicas de Barueri, Carapicuíba, Cotia, Itapevi, Jandira e Osasco 

O Sindicato dos Médicos de São Paulo (Simesp) firmou a nova Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) 2025/2026 com o Sindicato dos Hospitais, Clínicas, Casas de Saúde e Laboratórios de Pesquisa e Análises Clínicas de Barueri, Carapicuíba, Cotia, Itapevi, Jandira e Osasco (Sindihclor). O acordo garante às médicas e aos médicos reajuste salarial de 5,05%, além da manutenção de diversos direitos previstos nas cláusulas sociais.

O pagamento do reajuste e as eventuais diferenças salariais deverão ser pagas nas folhas de pagamento do mês de novembro de 2025 e dezembro de 2025, ou seja, no quinto dia útil de dezembro de 2025 e quinto dia útil de janeiro de 2026.

O Simesp reforça que o fechamento da CCT é resultado direto da mobilização e da atuação do sindicato na mesa de negociação. Segundo o presidente do Simesp, Augusto Ribeiro, o resultado reflete a importância da negociação coletiva como instrumento de valorização da categoria médica. “Cada negociação é uma conquista. Garantir o reajuste que preserva o poder de compra das médicas e dos médicos e manter todas as cláusulas sociais é resultado da luta do Simesp em defesa da categoria e do combate constante à precarização do trabalho médico”, afirma Ribeiro.

Além do reajuste, a CCT mantém direitos sociais e condições de trabalho já consolidados, como jornada de trabalho regulamentada, descanso semanal, licença-maternidade e paternidade, estabilidade  à gestante e auxílio-creche. 

Confira aqui a CCT na íntegra.

*Oposição*

A contribuição assistencial (taxa negocial), aprovada pela categoria em assembleia, é destinada à manutenção das atividades do Sindicato e à continuidade da luta por melhores condições de trabalho e remuneração. O valor de 5,05% será recolhido a partir de janeiro de 2026, em quatro parcelas mensais de 1,26%.

Médicas e médicos associados ao Simesp, em dia com suas mensalidades ou anuidade, não precisam apresentar oposição e não têm nenhum desconto em seu salário. Caso haja desconto em folha, é possível solicitar reembolso enviando o holerite para relacionamento@simesp.org.br ou apresentar certificado de sindicalização ao RH da empresa.

Apesar disso, para quem não é sindicalizado, o Simesp garante o direito de oposição ao desconto da contribuição assistencial, que poderá ser exercido no período de 17 de novembro a 17 de dezembro de 2025, mediante o preenchimento de formulário disponível neste link e envio da carta de oposição para o e-mail cartas@simesp.org.br. Além de isenção na contribuição assistencial, associados ao Simesp tem uma série de benefícios que podem ser conferidos aqui