Médicos que trabalham em organizações sociais, santas casas e hospitais filantrópicos da região de Ribeirão Preto terão reajuste salarial de 8,6571%. No dia 13 de dezembro, o Sindicato dos Médicos de São Paulo (Simesp) e o Sindicato das Santas Casas e Hospitais Filantrópicos de Ribeirão Preto e Região (Sindhosfil-Ribeirão Preto) fecharam o acordo de reajuste, que é equivalente ao Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) acumulado desde 2017. A data-base da categoria é 1º de setembro. O valor será calculado sobre o salário pago em 31 de agosto de 2019 e entrará na folha de pagamento de dezembro, que será paga em janeiro, juntamente com o valor retroativo.
Além do reajuste de 8,6571%, os médicos beneficiados pelo acordo receberão também 100% sobre as horas extras e 35% de adicional noturno. À gestante, fica assegurada estabilidade desde o início da gravidez até 60 dias após o término da licença compulsória. Em caso de reciclagem e atualização profissional, é garantido ao médico cinco dias úteis por ano, consecutivos ou não, para a participação em congressos e outros eventos científicos, sem prejuízo nos salários.
O Simesp tem como norte não aceitar nenhum reajuste salarial abaixo da inflação. Nada, portanto, que contribua para o achatamento do salário do médico. É importante ressaltar que a Convenção Coletiva de Trabalho contempla pessoas regularmente contratadas. Ou seja: os benefícios são para trabalhadores com vínculo CLT (Consolidação das Leis do Trabalho). Daí o princípio do Sindicato em combater a precarização (conhecida, popularmente, como “pejotização”).
Confira a convenção coletiva na íntegra.