Médicos que trabalham em santas casas e hospitais filantrópicos do Vale do Paraíba, Litoral Norte e Alta Mantiqueira terão reajuste salarial de 2%. Essa é a porcentagem de acordo firmado entre o Sindicato dos Médicos de São Paulo (Simesp) e o Sindhosfil que abrange esse território. A data-base da categoria é 1º de setembro.
O reajuste será calculado sobre o salário pago em 31 de agosto de 2017 e já entrará na folha de pagamento de novembro, juntamente com valor o retroativo. O aumento de 2% é superior ao Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) dos últimos doze meses, que até agosto foi de 1,73%.
O Simesp tem como norte não aceitar nenhum reajuste salarial abaixo da inflação. Nada, portanto, que contribua para o achatamento do salário do médico. Desde 2014 isso tem sido alcançado nas campanhas salariais.
Além do reajuste, os médicos também receberão 100% sobre as horas extras e 40% de adicional noturno. Os profissionais ainda terão como benefício cinco dias consecutivos por ano, sem prejuízo nos salários, para participação em congressos e outros eventos científicos.
É importante ressaltar que a Convenção Coletiva de Trabalho contempla pessoas regularmente contratadas. Ou seja: os benefícios são para trabalhadores com vínculo CLT (Consolidação das Leis do Trabalho). Daí o princípio do Sindicato em combater a precarização (conhecida, popularmente, como “pejotização”).
Abrangência
A campanha salarial abrange médicos que atuam no setor privado em hospitais, clínicas, laboratórios, empresas de medicina de grupo, santas casas de misericórdia, organizações sociais e instituições filantrópicas de saúde. Clique aqui e leia essa Convenção Coletiva na íntegra.