04/06/2020 | Notícia Simesp

Simesp denuncia insegurança de hospitais de campanha à imprensa


A insegurança, falta de infraestrutura adequada e sobrecarga de trabalho no Hospital de Campanha do Anhembi foram temas de reportagem do jornal Folha de S.Paulo; para a o jornal Brasil Urgente, da TV Bandeirantes; para o Seu Jornal, da TVT; e para a Rede Brasil Atual. Ambos veículos utilizaram as denúncias recebidas pelo Sindicato dos Médicos de São Paulo (Simesp) para lançar luz sobre o risco que correm os médicos que trabalham na linha de frente de combate ao Covid-19 (coronavírus) nestes hospitais.

Ganhou destaque entre as denúncias uma carta enviada pelos médicos que trabalham na estrutura montada no Palácio de Convenções do Anhembi. Equipamentos de proteção individual (EPI) de péssima qualidade ou em quantidade insuficiente, exigência de atendimento de mais de 10 pacientes por médico e até falta d’água para higienização dos espaços foram relatados.

“A falta de EPI é uma realidade em todos os lugares do país e, embora São Paulo esteja numa melhor posição quanto ao número de leitos de UTI e respiradores, esse problema coloca a vida de profissionais e pacientes em risco", explicou Victor Dourado, representante do Simesp. Segundo o que foi apurado pela própria reportagem da Folha, muitos médicos com plantões já contratados desistiram de seus postos pela insegurança. Já Juliana Salles, diretora do sindicato, falou à Rede Brasil Atual sobre a falta de treinamento e garantias trabalhistas mínimas para os médicos, contratados via organizações sociais (OSs), que atuam nos hospitais de campanha.

Em uma mesa técnica montada para discutir as ações de combate à pandemia, o Simesp relatou o cenário à prefeitura. O sindicato também acionou o Ministério Público do Trabalho (MPT) para investigar as infrações do Instituto de Atenção Básica e Avançada à Saúde (Iabas), da Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina (SPDM) e da OGS Saúde (quarteirizada pelo Iabas), OSs responsáveis pelo Hospital de Campanha do Anhembi.



COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA


SIGA O SIMESP


CONTATOS

Assessoria de Imprensa

Paulo Galvão
(11) 3292-9147
paulo@simesp.org.br


Redação

(11) 3292-9147
imprensa@simesp.org.br


NEWSLETTER

SIMESP - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS