O Sindicato dos Médicos de São Paulo (Simesp) realiza, no dia 23 de setembro, às 15h, a primeira assembleia de aposentados e médicos 60+. O encontro será na sede do sindicato, localizada na Rua Maria Paula, 78 – 1º andar – Bela Vista/SP.
O tema central será discutir a participação dos aposentados na categoria e a proposta de criação de um Departamento dos Aposentados e 60+, iniciativa aprovada no 1º Congresso do Simesp. A proposta prevê:
De acordo com Osvaldo Martinez D’ Andrade, pediatra sindicalizado que lidera o projeto, a importância da criação desse espaço relaciona-se ao envelhecimento acelerado da população brasileira e, consequentemente, dos médicos, que precisam ter seu espaço reconhecido e valorizado.
Segundo o Censo Demográfico de 2022, os idosos já representam 25,8% da população, número que quase dobrou em 20 anos. Na cidade de São Paulo, o grupo de 60+ já soma mais de 2 milhões de pessoas, ultrapassando a quantidade de jovens entre 15 e 24 anos. “A agenda anti-identitária contra o idatísmo, é uma realidade em todo mundo. Para barrar o idatísmo, o primeiro passo é ter um olhar diferente para o envelhecimento, pois o tempo não para e é para todos. O segundo passo é se assumir como idoso”, afirma Andrade.
Para o presidente do Simesp, Augusto Ribeiro, a decisão reflete o compromisso do sindicato em valorizar toda a categoria: “o departamento dos aposentados e 60+ é um passo fundamental para dar voz a esse segmento que acumula experiência e tem muito a contribuir. Queremos criar um espaço de convivência, reflexão e participação, garantindo que os colegas aposentados sigam ativos na luta em defesa da medicina, do SUS e da valorização profissional”.
Assembleia de aposentados e médicos 60+ do Simesp
📅 Data: 23 de setembro (terça-feira)
⏰ Horário: 15h
📍 Local: Simesp – Rua Maria Paula, 78 – 1º andar – Bela Vista/SP