Simesp

Simesp consegue liminar que garante o pagamento das bolsas dos residentes

Home > Simesp consegue liminar que garante o pagamento das bolsas dos residentes
16/06/2020 | Notícia Simesp

Simesp consegue liminar que garante o pagamento das bolsas dos residentes

Hoje, dia 16 de junho, foi divulgada decisão da Justiça Feral sobre liminar que havia sido solicitada pelo Sindicato dos Médicos de São Paulo (Simesp), dia 21 de maio, para o pagamento da bolsa-auxílio de residentes que estiveram atrasadas nos meses de abril e maio. De acordo com Augusto Ribeiro, representante do Simesp, a liminar é uma vitória porque a Justiça garantiu que esses profissionais não podem ficar sem pagamento e reconheceu o Simesp como defensor dos interesses desses profissionais, que atuam como médicos, apesar de o vínculo empregatício ser como estudo. Como a liminar foi concedida apenas 26 dias após o pedido, a maioria dos pagamentos já foram normalizados após pressão do Simesp e de entidades de outras categorias que também haviam sido afetadas.

Augusto Ribeiro, representante do Simesp, explica que muitos desses profissionais saíram de outros estados ou do interior para realizarem a residência em São Paulo e foram surpreendidos pela situação calamitosa de falta de pagamento. “Além de tudo, esses médicos foram desviados de suas funções, tiveram seus programas de aprendizado suspensos ou prejudicados, estão se arriscando na linha de frente de atendimento durante uma pandemia e ainda precisam lidar com o não pagamento da bolsa. É essencial que sejam garantidas condições de trabalho dignas para esses profissionais.”

O Ministério da Saúde (MS) alegava que os constantes atrasos eram devido a problemas cadastrais, mas, ainda segundo Ribeiro, o MS conseguiu demonstrar que esses atrasos nada mais eram do que reflexo da completa desorganização da pasta, visto que o Brasil já está há mais de um mês sem um ministro da Saúde titular no meio da maior crise sanitária dos últimos 100 anos.