Simesp

Simesp conquista suspensão de desconto indevido em UPAs de Bragança Paulista

Home > Simesp conquista suspensão de desconto indevido em UPAs de Bragança Paulista
19/09/2025 | Notícia Simesp

Simesp conquista suspensão de desconto indevido em UPAs de Bragança Paulista

UPA Vila Davi em Bragança Paulista

Após denúncia dos médicos de Bragança Paulista,  Sindicato dos Médicos de São Paulo (Simesp) conseguiu barrar descontos irregulares que foram aplicados nos plantões das UPAs Vila Davi e Bom Jesus. A Santa Casa da cidade, organização social (OS) responsável por gerir as duas UPAs, havia comunicado, sem qualquer negociação ou justificativa contratual, a cobrança de R$ 98,00 por plantão.

Assim que recebeu a denúncia, o Simesp encaminhou ofício à OS, exigindo esclarecimentos e o fim imediato da cobrança. O documento ressaltava ainda que não havia base legal para o desconto e qualquer alteração contratual precisa ser negociada com os médicos. Poucos dias após o envio, a OS suspendeu os débitos.

Para a secretária geral da diretoria plena do Simesp, Juliana Salles, o episódio evidencia tanto a importância da mobilização dos médicos quanto a necessidade de relações de trabalho transparentes. “O Simesp defende que as médicas e médicos contratados por OSs que cumpram horário, de forma efetiva e com subordinação, ocupem estes postos como médicos celetistas, já que cumprem todos os pré-requisitos de um contrato formal. A pejotização dentro de uma UPA é fraude de vínculo trabalhista e deve ser denunciado ao sindicato”, afirma Juliana. 

O Simesp reforça que continuará vigilante contra práticas abusivas e ilegais, e orienta que médicos utilizem a rede de denúncias do sindicato para relatar irregularidades em seus locais de trabalho. Denuncie aqui.