Simesp

Servidores se mobilizam contra a Reforma Administrativa que ameaça direitos históricos

Home > Servidores se mobilizam contra a Reforma Administrativa que ameaça direitos históricos
22/10/2025 | Notícia Simesp

Servidores se mobilizam contra a Reforma Administrativa que ameaça direitos históricos

Centrais sindicais, sindicatos, confederações e federações de trabalhadores, com apoio das frentes Brasil Popular e Povo Sem Medo, convocam a população para participar da Caminhada em Defesa dos Serviços Públicos Contra a Reforma Administrativa que será realizada no dia 29 de outubro, a partir das 11 horas na Praça do Patriarca, Centro de São Paulo. A proposta de reforma tramita na Câmara dos Deputados, sob coordenação dos deputados Pedro Paulo (PSD-RJ) e Zé Trovão (PL-SC), e representa um dos mais duros ataques aos direitos dos servidores públicos.

Entre os principais pontos do texto estão a restrição a concursos públicos, o fim da estabilidade e de direitos adquiridos como quinquênios, licenças-prêmio e progressões por tempo de serviço. A proposta também cria uma tabela salarial única, que tende a achatar salários de toda a classe trabalhadora, ampliar a desigualdade, e ainda prevê a substituição de reajustes por bônus por metas, concentrando benefícios em poucos cargos estratégicos. 

Além disso, a reforma incentiva a terceirização estrutural e condiciona o orçamento público ao cumprimento de metas de produtividade, ameaçando a autonomia e a qualidade dos serviços públicos. As medidas também podem colaborar para a queda na qualidade dos atendimentos, colocando o Sistema Único de Saúde (SUS) em risco.

Para o Sindicato dos Médicos de São Paulo (Simesp), a proposta representa um ataque direto ao serviço público, à saúde e à educação. Segundo a secretária geral da diretoria plena do Simesp, Juliana Salles, é fundamental que a categoria e a população estejam mobilizadas. “Assim como derrubamos a PEC da Blindagem, temos força para barrar a Reforma Administrativa. Mas, para isso, precisamos do povo nas ruas. Essa proposta desmonta o serviço público, precariza vínculos e entrega direitos históricos da classe trabalhadora. Reafirmamos que serviços públicos com funcionários estatais são importantes para a soberania nacional.”, afirma a diretora

O Simesp reforça que a luta contra a reforma administrativa é uma luta em defesa do SUS, da educação pública e da valorização de todos os servidores que garantem políticas públicas à população. Quem implementa serviços e políticas públicas é o servidor público!

 Serviço
📅Data: 29 de outubro de 2025
📍Local: Praça do Patriarca, centro histórico de São Paulo
Horário: 11 horas