Com objetivo de fomentar as discussões sobre o financiamento e gestão do SUS, foi realizado pela Câmara Municipal, Simesp, Cremesp, APM, Conselho Regional de Odontologia de São Paulo (Crosp), Associação Brasileira de Cirurgiões-Dentistas (ABCD) e Conselho Regional de Enfermagem (Coren-SP), o seminário “SUS – Financiamento e Gestão”.
Convidado de honra, o professor Adib Jatene conduziu os presentes, que lotaram o salão Nobre da Câmara na noite de 4 de abril, a um resgate histórico sobre a evolução do SUS, chamando a atenção para a situação brasileira, contrária a outros países em que há o sistema universalizado de saúde. “O SUS é subfinanciado. Enquanto países investem mais em saúde pública do que na privada, no Brasil ocorre o inverso. Aqui, o privado investe cinco vezes mais recursos”, relatou Jatene.
Após a palestra de abertura, os componentes da mesa de debates expuseram suas opiniões sobre a situação da saúde pública no Brasil. Representando o Simesp, o secretário-geral Carlos Alberto Izzo ressaltou a luta do Sindicato para o fortalecimento do SUS. “É necessário qualificar o profissional que presta atendimento no sistema. Por isso, é importante a aplicação de concursos públicos como garantia da competência do especialista”. Carlos Izzo também defendeu o fim da intervenção de entidades privadas no sistema público.
Outros pontos abordados no encontro foram a regulamentação da Emenda Constitucional 29; as possibilidade de aprovação da Contribuição Social para Saúde (CSS); paralisação de 7 de abril; e a necessidade da integração entre redes de assistência, gestores, secretarias de saúde municipal, estadual e federal.
Também participaram do seminário como debatedores convidados, o presidente do Cremesp, Renato Azevedo; o presidente da APM, Jorge Carlos Machado Curi; o deputado federal e vice-presidente da Frente Parlamentar de Saúde, Eleuses Paiva; os secretários Municipal e Estadual de Saúde, Januário Montoni e Giovanni Guido Cerri; além de Emil Razuk, do Crosp; de Silvio Cecchetto, da ABCD; e Claudio Porto , do Coren-SP. O debate foi mediado pelo vereador Gilberto Natalini.