A Sociedade Brasileira de Nefrologia promove no próximo dia 8 de março, pelo sétimo ano consecutivo, a campanha do Dia Mundial do Rim, cujo tema será “Rins em Defesa da Vida”.
O objetivo da campanha é chamar a atenção das esferas governamentais e da população em geral sobre as questões relacionadas à Doença Renal Crônica (DRC). As três principais causa de DRC são o diabetes, a hipertensão arterial e a glomerulonefrites e, atualmente, é considerada um problema de saúde pública mundial, sendo que em todo o mundo mais de um milhão de pessoas estão em diálise e outros tantos milhões apresentam algum grau de perda de função renal.
Estudos populacionais em diferentes países têm demonstrado prevalência de Doença Renal Crônica de 7.2% para indivíduos acima de 30 anos e 28% a 46% em indivíduos acima de 64 anos. Em seus estágios avançados, a DRC está relacionada à aumento de internações hospitalares, mortalidade cardiovascular, grande impacto na qualidade de vida e elevados custos para a saúde pública. Mesmo em estágios iniciais, como o estágio II (filtração glomerular entre 60 e 90 ml/min), a chance de morrer por doença cardiovascular é 46% maior, sendo de 136% no estágio III, em relação a pacientes sem a doença renal. Em pacientes em diálise, a mortalidade eleva-se de forma assustadora: um indivíduo de 30 anos em diálise tem a chance de morrer semelhante a um indivíduo de 80 anos sem a doença renal.
A SBN disponibilizará material da campanha para distribuição em clínicas e unidades renais.
Para saber mais sobre a campanha, acesse www.sbn.org.br/previna.htm