Um dos pilares do trabalho de grupos de teatro que mantêm uma pesquisa ao longo dos anos é a construção de um repertório. Mais do que levar ao palco uma determinada peça, eles buscam uma sequência de espetáculos que faça sentido dentro de um projeto. Nesta semana, a cidade tem a chance de rever criações fundamentais do início da carreira de dois dos grupos mais importantes do teatro paulistano.
Hoje (27), em sua sede, o Núcleo Bartolomeu de Depoimentos reestreia Bartolomeu, Que Será Que Nele Deu?, peça de 2000, a primeira encenada pelo grupo (e que lhe valeu o nome). A dramaturga e diretora Claudia Schapira buscou inspiração na novela ‘Bartleby, o Escriturário’, de Hermann Melville, sobre um funcionário que, certo dia, passa a responder com “prefiro não fazer” a qualquer determinação, ordem ou pedido que lhe é dirigido. Aqui, Bartolomeu é digitador em um grande escritório de advocacia. Os personagens masculinos do texto original são vividos por mulheres: dentre elas, Ana Roxo, Luaa Gabanini e Georgette Fadel.
Amanhã (28), também no espaço do coletivo, os Parlapatões, Patifes & Paspalhões reencenam PPP@WllmShkspr.br, de Adam Long, Jess Borgeson e Daniel Singer. Apesar de não ter sido a primeira criação do grupo, o espetáculo, que estreou em 1998, rendeu aos Parlapatões o primeiro grande reconhecimento de sua importância. Hugo Possolo e Raul Barreto, da montagem original, chamaram Alexandre Bamba para completar o elenco desta peça que – acredite – faz uma versão abreviada da obra completa do dramaturgo inglês William Shakespeare. E, assim, guerras viram partidas de futebol, o general Otelo faz as vezes de rapper…
É uma chance preciosa – e um tanto rara, no caso das artes cênicas – para se compreender de onde saíram os caminhos percorridos pelos grupos que estão aí hoje.
‘Bartolomeu, Que Será Que Nele Deu?’. Núcleo Bartolomeu. R. Dr. Augusto de Miranda, 786, Pompeia, 3803-9396. 5ª a sáb., 21h; dom., 16h e 20h. Pague quanto puder.
‘PPP@WllmShkspr.br’. Espaço Parlapatões. Pça. Franklin Roosevelt, 158, Consolação, 4003-1212. Sáb., 21h; dom., 20h. R$ 30.