Médicas e médicos que trabalham em Organizações Sociais de Saúde (OSS) e hospitais filantrópicos, se reuniram em assembleia, na noite de terça-feira (11), devido a denúncia de que as empresas pretendem não pagar o reajuste salarial retroativo, referente aos seis meses de negociação da Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) 2022-2023. Uma circular do Sindicato das Santas Casas de Misericórdia e Hospitais Filantrópicos do Estado de São Paulo (Sindhosfil-SP), entidade patronal das OSS e filantrópicas, orienta as empresas a aplicarem o reajuste somente a partir de 1º de abril de 2023, data do término das tratativas. A orientação se basearia em uma interpretação jurídica de que o dia da celebração da CCT seria a data do início da implementação do reajuste. O feito gerou indignação na categoria médica, que prepara os próximos passos.
A correção salarial da CCT 2022-2023, conquistada em 8.82%, foi negociada desde setembro de 2022, data-base da categoria. Em fevereiro de 2023, o Sindicato dos Médicos de São Paulo (Simesp) e o Sindhosfil-SP acordaram que o seguiria o Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) do período de setembro de 2021 a setembro de 2022, evitando perdas salariais para a inflação. Se confirmada a denúncia, será uma ação sorrateira da representação das OSS e filantrópicas em desconsideração aos meses de tratativas.
Durante as negociações, a proposta das OSS era reajustar os salários de setembro a dezembro de 2022 em 4% e, a partir de janeiro de 2023, em 8.82%. A categoria recusou a proposta veementemente. De que forma acreditam que agora aceitaríamos o reajuste somente a partir de abril? As médicas e médicos encaram a ação como um calote nos salários de toda a categoria.
Assim, o Simesp iniciará a campanha #Retroativojá! para reafirmar a necessidade do pagamento do reajuste de 8.82% aos 12 meses (setembro de 2021 a setembro de 2022) e aguarda a resposta ao ofício enviado ao Sindhosfil-SP para questionar a circular. No último dia 11, as médicas e médicos de OSS e filantrópicas deliberaram estado de mobilização e a realização de uma nova assembleia, na próxima terça-feira (18/4), com pauta de paralisação.
Faça parte da campanha e peça o seu reajuste retroativo devido
Para participar, baixe e imprima o cartaz (disponível clicando aqui), tire uma foto e publique em suas redes sociais com a hashtag: #retroativojá! E não esqueça de marcar as páginas do Simesp: @simesp_medicos no Instagram e facebook.com/simespmedicos
Assembleia Geral Extraordinária de médicas e médicos trabalhadores de OSS e filantrópicas
Terça-feira, 18 de abril, às 20h
Pauta: ações de mobilização e indicativo de paralisação
Inscrições: https://forms.gle/9TqHd4s1ied4QwPc6