Simesp

Regional do Simesp realiza debate sobre violência

Home > Regional do Simesp realiza debate sobre violência
21/03/2017 | Notícia Simesp

Regional do Simesp realiza debate sobre violência

A regional do Sindicato dos Médicos de São Paulo (Simesp) em Ribeirão Preto realizará o debate Violência em unidades de saúde e outros estabelecimentos públicos: como podemos enfrentá-la? O evento será dia 29 de março, quarta-feira, às 18h30, no ECEU – Espaço Cultural de Extensão Universitária, da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (av. Nove de Julho, 980, Ribeirão Preto – SP).

Para palestrar sobre o tema foram convidados Débora Silva Teixeira e Genival Torres Dantas Junior. O debate está sendo organizado pelo Simesp em parceria com o Centro Brasileiro de Estudos de Saúde (Cebes) e com Conselho Regional de Psicologia de Ribeirão Preto (CRP), além de ter o apoio do Núcleo Regional de Medicina de Família e Comunidade de Ribeirão Preto. O evento é aberto ao público. 

Violência

O tema do debate surgiu devido à onda de assaltos a Unidades Básicas de Saúde (UBS) de Ribeirão Preto. Foram sete casos só do início do ano a 19 de fevereiro, data do último assalto registrado. “Essa insegurança impacta negativamente na qualidade do atendimento. Já há comentários de médicos que querem pedir demissão”, alerta Ulysses Strogoff, diretor-presidente da regional na cidade.

Helena Lugão, delegada do Simesp em Ribeirão Preto conta que houve redução dos assaltos e furtos em UBSs, contudo, não houve influência da prefeitura para isso, por essa razão, os profissionais continuam em estado de alerta e trabalhando sob tensão. “O governo municipal não adota nenhuma medida concreta. Temos medo de que aconteça algo pior”, lamenta Helena e completa: “Neste mês, ainda, houve casos de assaltos a agentes comunitários e de controle de vetores, durante o horário de expediente”.

Debatedores

– Débora Silva Teixeira: médica de família e comunidade, atuante na capital fluminense, professora da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e membro do Comitê Internacional da Cruz Vermelha, que elaborou o programa "Acesso Mais Seguro" para as unidades de saúde do Rio de Janeiro.

– Genival Torres Dantas Junior: advogado, professor de direito na Universidade de Ribeirão Preto (UNAERP) e defensor público que atua na área de segurança em equipamentos públicos como unidades de saúde, escolas, unidades de assistência social, entre outros.