Simesp

Reajuste salarial e telemedicina são temas de visitas às UBS Vila Carioca e Vila Ema

Home > Reajuste salarial e telemedicina são temas de visitas às UBS Vila Carioca e Vila Ema
08/02/2023 | Campanha Salarial

Reajuste salarial e telemedicina são temas de visitas às UBS Vila Carioca e Vila Ema

Em visita às Unidades Básicas de Saúde (UBS) Vila Carioca e Vila Ema, a diretoria do Sindicato dos Médicos de São Paulo (Simesp) dialogou com a categoria sobre a Campanha Salarial de 2022, no início desta semana. A negociação da Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) do ano passado segue, pois as empresas de saúde querem um reajuste salarial parcelado e não aceitam cláusulas essenciais para a qualidade de vida e trabalho, como a redução do número de consultas.

Na segunda-feira (6), a conversa foi com as médicas e médicos da UBS Vila Carioca, na zona sul da capital paulista. Ao tratar da contraproposta das empresas de saúde para o reajuste – parcelado em duas vezes -, os trabalhadores ficaram estarrecidos ao saber que a depender da representação das Organizações Sociais de Saúde (OSS), o Sindicato das Santas Casas e Hospitais Filantrópicos do Estado de São Paulo (Sindhosfil-SP), não haveria nem a reposição da inflação dos últimos 12 meses (referente a data-base de setembro).

Já a visita à UBS Vila Ema ocorreu na terça-feira (7). Além de discutirem sobre as cláusulas da CCT, também falaram sobre diferentes modalidades de trabalho. A OSS Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina (SPMD), que administra a Vila Ema, vem implementando o modelo da telemedicina em cerca de outras 8 unidades. No entanto, este processo acontece sem qualquer diálogo com os trabalhadores da Atenção Básica e a sociedade civil. Trata-se de um importante ponto de atenção por representar possivelmente mais uma forma de precarização do trabalho médico – o que é familiar à gestão terceirizada.

Desta forma, a diretoria do Simesp também convoca os trabalhadores nesta modalidade para participarem das próximas Assembleia da Campanha Salarial, que serão realizadas hoje (8/2). Se você mantém vínculo de emprego com hospitais, clínicas e laboratórios, a assembleia começa às 19h. Para os médicos de OSS, santas casas e filantrópicos, será às 20h. Não deixe de se inscrever e participar.

Só fecharemos esta negociação com a nossa organização! Entre em contato para agendarmos uma visita à sua unidade.