Simesp

Pronunciamento de Bolsonaro é risco para o Brasil

Home > Pronunciamento de Bolsonaro é risco para o Brasil
25/03/2020 | Notícia Simesp

Pronunciamento de Bolsonaro é risco para o Brasil

Em um momento que o Brasil precisa de clareza e coesão, o presidente da República, Jair Bolsonaro, prestou um desserviço à população em seu pronunciamento de ontem à noite, dia 24 de março, no qual contrariou as recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS) e do próprio governo federal, por meio do Ministério da Saúde (MS), justamente no momento em que há um esforço global para superar a doença a pandemia da Covid-19 (coronavírus). Em seu discurso, Bolsonaro defendeu o fim da quarentena no Brasil, com reabertura do comércio, de escolas e o retorno do funcionamento normal do transporte público, direcionamentos que podem desencadear muitas mortes que seriam evitadas com as medidas de prevenção dos órgãos competentes.

O Brasil enfrenta a ascensão da pandemia da Covid-19 (coronavírus), com quase 50 mortes e mais de 2 mil casos confirmados. Em um cenário de futuro incerto, as autoridades sanitárias do mundo todo, corretamente, orientam medidas de afastamento social como um meio de tentar diminuir o número de casos e desacelerar a evolução da Covid-19. Cerca de 20% dos que contraírem a doença precisarão de internação hospitalar, mas o sistema de saúde, tanto no âmbito público quanto privado, não tem capacidade para atender todos os doentes se eles forem infectados de uma vez, o que representaria um colapso sem precedentes.

Ao menosprezar a pandemia de forma irresponsável, a classificando como “gripezinha” e se contrapondo à ciência, o Jair Bolsonaro coloca em risco todos os cidadãos brasileiros. Apesar das falas do presidente, todos os setores da sociedade precisam estar engajados pelo bem comum e continuar a seguir as recomendações da OMS.