Simesp

PRODIRETRIZES facilita a aplicação do Projeto Diretrizes

Home > PRODIRETRIZES facilita a aplicação do Projeto Diretrizes
13/04/2011 | Notícia Simesp

PRODIRETRIZES facilita a aplicação do Projeto Diretrizes

Com base no Projeto Diretrizes da AMB/CFM, foi lançado em outubro de 2010, o PRODIRETRIZES, Programa de Atualização Baseado nas Diretrizes. Enquanto o Projeto Diretrizes fornece as recomendações, o PRODIRETRIZES favorece a disseminação das recomendações, fazendo uma ponte entre teoria e prática. O PRODIRETRIZES é voltado para médicos de diferentes especialidades e para profissionais da área da saúde.

O PRODIRETRIZES é uma parceria entre AMB e Artmed Panamericana Editora, por meio do SEMCAD®. A longa trajetória do Sistema de Educação Médica Continuada a Distância em programas de atualização propicia o expertisenecessário ao processamento pedagógico que traz casos clínicos e exercícios de fixação.

O Projeto Diretrizes da AMB/CFM surgiu com o objetivo de criar uma padronização para tornar a prática médica homogênea, reduzindo a incerteza e a discordância sobre os padrões de boa prática. Uma das motivações foi o crescimento de demandas judiciais envolvendo médicos e pacientes. As questões discutidas nos tribunais são cada vez mais complexas, exigindo que o direito médico seja respaldado por protocolos médicos, estudos e fontes inquestionáveis, a fim de subsidiar e permitir julgamentos apropriados.

Tão importante quanto criar as recomendações, o Projeto da AMB/CFM considera a disseminação das diretrizes, daí a importância do PRODIRETRIZES, no qual todas são tratadas na perspectiva e dinâmica dos programas do SEMCAD®, criando um texto atraente e de fácil compreensão, como salientam os diretores acadêmicos do PRODIRETRIZES, Nathalia C. Andrada e Ricardo Simões. Cada ciclo vai trazer em torno de 40 diretrizes e a seleção busca a diversificação para atender todas as áreas médicas.

As diretrizes clínicas baseadas em evidências têm como princípio o rigor no seu desenvolvimento, contudo, devido ao seu conteúdo complexo e repleto de conceitos com os quais os profissionais de saúde nem sempre estão familiarizados, a aplicação prática das diretrizes enfrenta barreiras. Para facilitar sua utilização é fundamental o suporte de ferramentas como o PRODIRETRIZES, que traduzem e sintetizam as recomendações por meio de processamento pedagógico. De acordo com o coordenador científico do PRODIRETRIZES, Wanderley Bernardo, "através dessa interface didática, dinâmica, objetiva e clara, o PRODIRETRIZES estimula o raciocínio e a tomada de decisão, baseada nas evidências das diretrizes. Enquanto o Projeto Diretrizes dispõe as recomendações, o Programa de Atualização PRODIRETRIZES facilita a fixação e utilização do conteúdo na prática".

Como funciona o PRODIRETRIZES

O ingresso no primeiro Ciclo do PRODIRETRIZES pode ocorrer em qualquer momento ao longo de 12 meses de vigência do ciclo. Bem como de qualquer lugar do país, pois os módulos são entregues em casa. A Associação Médica Brasileira (AMB) outorgará certificado de 80 horas/aula aos aprovados na avaliação final de cada ciclo do PRODIRETRIZES, além de acumular pontos para a revalidação de título de especialista.

Os inscritos no PRODIRETRIZES têm acesso ao e-learning, um ambiente virtual de aprendizagem. Nele é possível encontrar o Clipping Medicina, com informações especializadas em cada área de atuação: entrevistas com especialistas, matérias e notícias científicas e eventos relevantes, e a plataforma Dynamed, um dos três bancos de dados da área médica mais completos do mundo, com acesso irrestrito a mais de três mil tópicos clinicamente organizados. E, mais uma vantagem, é o desconto de 15% na compra de livros do catálogo do Grupo A, que inclui Artmed, Artes Médicas e McGraw Hill.