22/10/2021 | Notícia Simesp

Prevent Senior se compromete a não distribuir mais o “kit Covid”


A Prevent Senior assinou ontem (22/10) o Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) elaborado pela Promotoria de Saúde do Ministério Público de São Paulo (MP-SP), com a participação do Sindicato dos Médicos de São Paulo (Simesp), da Associação Paulista de Medicina (APM) e do Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec). Após as denúncias da administração de medicamentos sem eficácia comprovada, a empresa acata uma série de compromissos e reconhece o erro em seguir uma estratégia de tratamento precoce para a Covid-19.

A operadora se comprometeu a nunca mais adotar medidas que não tenham caráter científico e a não distribuir o “kit Covid”. O TAC propõe alterações de protocolos internos da empresa e a realização de uma campanha em jornais de grande circulação para esclarecer a falta de eficácia dos medicamentos do kit.

O acordo também instituiu a figura de um “ombudsman” na Prevent. Pago pela empresa, ele seria responsável pela sua fiscalização interna de maneira autônoma. A escolha do profissional caberia aos donos da operadora a partir de uma lista tríplice indicada pelo Idec, dependendo da aprovação do MP.

Para o diretor do Simesp, José Erivalder, o TAC foi um avanço na medida em que a Prevent Senior reconhece seus erros e se compromete a não os repetir. Apesar de livrar a empresa de uma eventual ação civil pública, o termo não impede que algum usuário da operadora entre com um processo. Inclusive, a Promotoria de Saúde pretende ajuizar uma indenização por dano moral coletivo contra a Prevent. Isso permitirá que as vítimas utilizem as provas desta ação para processos individuais.

A proposta de criação de um conselho gestor, para orientar os diretores da operadora, ficou de fora do Acordo. A Promotoria dará início a essa discussão e disse que a instituição do conselho pode ser feita por meio de um aditivo ao TAC. Há a possibilidade do Simesp participar da construção do órgão.

Fontes:

https://politica.estadao.com.br/blogs/fausto-macedo/prevent-senior-fecha-acordo-com-mp-e-se-compromete-a-vetar-kit-covid/

https://g1.globo.com/sp/sao-paulo/noticia/2021/10/22/prevent-senior-aceita-proposta-feita-pelo-mp-sp-e-vai-suspender-distribuicao-de-kit-covid.ghtml



COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA


SIGA O SIMESP


CONTATOS

Assessoria de Imprensa

Paulo Galvão
(11) 3292-9147
paulo@simesp.org.br


Redação

(11) 3292-9147
imprensa@simesp.org.br


NEWSLETTER

SIMESP - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS