Simesp

Prefeitura terceiriza UBSs e trabalhadores denunciam irregularidades

Home > Prefeitura terceiriza UBSs e trabalhadores denunciam irregularidades
29/07/2019 | Notícia Simesp

Prefeitura terceiriza UBSs e trabalhadores denunciam irregularidades

A Prefeitura de São Paulo informou aos funcionários que haverá a terceirização de duas Unidades Básicas de Saúde (UBSs). Segundo denúncias recebidas pelo Sindicato dos Médicos de São Paulo (Simesp), a partir do dia 31 de julho, as UBSs Jardim Vera Cruz e Vila Romana passarão da administração direta para a organização social (OS) Associação Saúde da Família. Os funcionários estatutários que atuam nessas unidades terão de se submeter às regras da OS ou solicitar transferência para uma outra UBS, possibilidade que não foi garantida pela Secretaria da Saúde.

De acordo com Thaís Tubero, representante do Simesp, a prefeitura está atropelando etapas, uma vez que, às vésperas da transição, ainda não disse como será o futuro dos profissionais, ocultando como se dará o processo de transferência. “A Secretaria da Saúde alega falta de recursos humanos administrativos, mas funcionários denunciam que aprovados no concurso para assistente de gestão do patrimônio público (AGPP) nunca foram chamados para compor o quadro de funcionários das unidades.”

Ainda para Thaís, a mudança abrupta de gestão das UBSs impactará diretamente na qualidade do atendimento, uma vez que os médicos e demais profissionais já acompanham a população local e realizam visitas domiciliares, mas não sabem se poderão continuar a realizar esses atendimentos.