Em assembleia realizada na última terça-feira (10), no auditório da Associação Médica do RS (Amrigs), a Comissão Estadual de Honorários Médicos (CEHM) decidiu apoiar e participar de mobilização nacional no próximo dia 25. O ato pretende alertar a população sobre os baixos honorários e as interferências antiéticas praticadas pelas operadoras de planos de saúde.
Representante do SIMERS no grupo, o diretor sindical Jorge Eltz reforçou outra reivindicação levantada durante o encontro. "Além das perdas financeiras, queremos a adoção da Classificação Brasileira Hierarquizada de Procedimentos Médicos (CBHPM) como referência para o processo de hirarquização", explicou.
A ideia é também exigir da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) nova forma de contratualização, que contemple critérios de reajuste – com índice definido e periodicidade máxima de 12 meses. "Devem ser incluídas claúsulas que determinem prazos para negociação coletiva, critérios de credenciamento, descredenciamento, glosas, e outros aspectos que configurem interferência na autonomia do médico", reforçou o dr. Eltz. O grupo volta a reunir-se hoje (11), na sede do SIMERS, para avaliação da assembleia e outras deliberações.