Simesp

Paralisação de profissionais de OSS e ato na segunda-feira (26)

Home > Paralisação de profissionais de OSS e ato na segunda-feira (26)
23/06/2023 | Notícia Simesp

Paralisação de profissionais de OSS e ato na segunda-feira (26)

Na noite de ontem (22), médicas e médicos de Organizações Sociais de Saúde (OSS) e hospitais filantrópicos estiveram reunidos em assembleia e deliberaram a paralisação de suas atividades na próxima segunda-feira, 26 de junho, devido a nova recusa de pagamento do reajuste salarial retroativo pelo Sindicato das Santas Casas e Hospitais Filantrópicos do Estado de São Paulo (Sindhosfil-SP). A ação interromperá serviços ambulatoriais – UBS, Caps, AME, Emad, PAI, CER, enfermarias e centros cirúrgicos eletivos -, exceto os de urgência e emergência, administrados por empresas de saúde que se recusaram a aplicar o reajuste retroativo. A postura irredutível do Sindhosfil-SP se manteve mesmo com uma intimação do Ministério Público do Trabalho (MPT) à apresentação de uma contraproposta para o pagamento do retroativo. Para o dia da paralisação também foi aprovada a organização de um ato em frente à Secretaria Municipal de Saúde (SMS), às 9h.

O Sindicato dos Médicos de São Paulo (Simesp) notifica todas as OSS e filantrópicas cujos profissionais aderirem ao movimento, bem como o Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo (Cremesp), a SMS e o MPT. Por terem recebido os atrasados corretamente, médicas e médicos de unidades administradas pelas OSS Centro de Estudos e Pesquisas Dr. João Amorim (Cejam), Serviço Social da Construção Civil do Estado de São Paulo (Seconci-SP), Associação Comunitária Monte Azul e Fundação Faculdade de Medicina (FFM) não paralisarão suas atividades.

A categoria precisa denunciar que empresas contratadas pela Prefeitura de São Paulo para gestão de seus serviços de saúde não cumprem com o pagamento dos direitos de seus trabalhadores. Faça parte da mobilização pelo reajuste retroativo! Preencham o formulário sobre a adesão à paralisação: https://forms.gle/VzJLkroUNVHVkGT36

PLANTÃO JURÍDICO DA PARALISAÇÃO
Em caso de assédio da gestão ou situações críticas no local de trabalho, o Simesp disponibiliza um plantão jurídico para te orientar. Pedidos de ajuda ou denúncia, ligue ou mande um WhatsApp para o número: (11) 3292-9147.

Saiba como se preparar para a paralisação no dia 26:

  1. Converse com colegas da unidade sobre o engajamento no dia;
  2. Converse com a gerência da unidade e entregue ofício comunicando a paralisação;
  3. Combine o cancelamento de consultas e a manutenção de alguém na unidade para casos de urgência e emergência;
  4. Avise aos demais profissionais da unidade. Se possível, chame uma reunião na sexta ou no sábado e explique a situação. Peça ajuda e compreensão;
  5. Colem cartazes na unidade. Disponíveis, clicando aqui.
  6. Dia 26, compareçam ao ato na Secretaria Municipal de Saúde.

Ato de paralisação na Secretaria Municipal de Saúde
➡ Segunda-feira, 26 de junho
➡ a partir das 9h
➡ SMS – R. General Jardim, 36.

Assembleia da Campanha Salarial #RetroativoJá! – Sindhosfil-SP
➡ Segunda-feira, 26 de junho
➡ às 20h
Pautas: 1) Balanço da paralisação do dia 26;
2) Próximos passos da mobilização;
3) Indicativo de greve.
Inscrições: https://forms.gle/UbLH5U3GDsC3x88i9