A partir de 19 de outubro, o Museu da Imagem e do Som (MIS) recebe a mostra “Paradjanov, O Magnífico”, pela primeira vez no Brasil, com cerca de 60 colagens e desenhos já apresentados em museus e galerias internacionais, oferecendo ao público uma nova perspectiva sobre um artista que utilizou a arte como seu grito de liberdade.
A personalidade extravagante do cinéfilo Paradjanov, seu estilo de vida exuberante, sua postura abertamente homossexual e sua abordagem pouco ortodoxa do cinema não são bem recebidos pelos oficiais soviéticos, o que faz com que o artista passe anos em campos de trabalho soviético.
Assim, durante os anos mais negros de sua trajetória, Paradjanov se encontra em colagens, desenhos e bonecas, de onde surgem suas formas de expressão da liberdade e história da União Soviética, uma vez que o cinema estava sob controle do governo soviético e censurava o artista.
A exposição, proveniente da 35ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo, tem anexo em área externa do MIS e traz títulos como “A Mona Lisa que chora”, obra feita em seus tempos de prisão, completada com a série de colagens que elabora no último ano de sua vida, “Alguns episódios da vida de Mona Lisa”.
Serviço
Paradjanov, O Magnífico
Data: de 19/10 a 20/11
Horário: de terça-feira a sábado, das 12h às 22h; domingo e feriados, das 11h às 21h
Local: Museu da Imagem e do Som – MIS
End.: Av. Europa, 158 – Jardim Europa
Preço: grátis
Tel.: (11) 2117-4777
Site: www.mis-sp.org.br