30/04/2022 | Notícia Simesp

Organizada por movimento popular de saúde, Simesp participa de reunião sobre desfalque de médicos na zona sul


No dia 27 de abril, o Sindicato dos Médicos de São Paulo (Simesp) esteve presente na reunião organizada pelo Movimento Popular de Saúde de Parelheiros/Marsilac para tratar, entre outras pautas, dos desfalques de médicos na região de Parelheiros e da contratação de “falsos médicos” na AMA Parelheiros. O encontro contou com a presença da população da região e de representantes de sindicatos da saúde, da Câmara Municipal de São Paulo, da Supervisão Técnica de Saúde, do Conselho Municipal de Saúde e da Associação Saúde da Família (ASF), Organização Social de Saúde (OSS) que administra diversos serviços da região. Denunciada constantemente pelo Sindicato, a falta de profissionais tem sido constatada em inúmeras visitas às UBS da Zona Sul da capital paulista.

O presidente do Simesp, Victor Dourado, contribuiu para a reunião analisando a situação de desfalque médico e a forma de administração que contribui para ocorrências como a de “falsos médicos”. Para ele, a gestão da saúde pública por meio de OSS é uma das causas do desmonte dos serviços de saúde da região de Parelheiros e do SUS. A terceirização possibilita fraudes trabalhistas, como o vínculo de Pessoa Jurídica (PJ) ou, muitas vezes, quarteirizações da força de trabalho, que fragilizam as formas de contratações dos profissionais da saúde e priva-os dos seus direitos trabalhistas. Não devemos aceitar que continuem tirando nossos direitos e precarizando ainda mais os serviços oferecidos à população!

O Simesp se solidariza e coloca-se à disposição da população de Parelheiros e do Movimento Popular de Saúde de Parelheiros/Marsilac na luta pela saúde pública, gratuita e de qualidade, com garantia de acesso a todas e todos.



COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA


SIGA O SIMESP


CONTATOS

Assessoria de Imprensa

Paulo Galvão
(11) 3292-9147
paulo@simesp.org.br


Redação

(11) 3292-9147
imprensa@simesp.org.br


NEWSLETTER

SIMESP - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS