Simesp

Oposição derruba MP dos residentes no Senado Federal

Home > Oposição derruba MP dos residentes no Senado Federal
02/06/2011 | Notícia Simesp

Oposição derruba MP dos residentes no Senado Federal

A oposição do governo derrubou na noite desta terça-feira (01) a MP 521/10 que aumentava o valor da bolsa paga ao médico residente e instituía regime diferenciado de contratações públicas, além de prorrogar o prazo de pagamento da gratificação de representação de gabinete e da gratificação temporária para servidores ou empregados requisitados pela Advocacia Geral da União.

A estratégia da oposição foi prolongar a sessão plenária do Senado até a meia-noite, prazo em que se encerraria a validade da MP.

No mesmo cenário, foi derrubada a MP 520/10 que autorizava o Executivo a criar a empresa pública denominada Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh). A nova empresa tinha por objetivo administrar os hospitais universitários, unidades hospitalares e a prestação de serviços de assistência médico-hospitalar no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS).

Em meio ao tumulto, com muita discussão entre senadores de oposição – em especial Flexa Ribeiro (PSDB-PA) – e a senadora Marta Suplicy (PT-SP), que presidia a sessão, o líder do governo, Romero Jucá (PMDB-RR), pediu a suspensão dos trabalhos por cinco minutos, para tentar um acordo com a oposição para evitar a derrabada das MPs.

Sem acordo, os últimos 15 minutos passaram com senadores oposicionistas se sucedendo à tribuna até a meia-noite, quando, por fim, foram derrubada ds MP.