Simesp

Oposição ao desconto à contribuição assistencial 2025/2026 – Sindhosp

Home > Oposição ao desconto à contribuição assistencial 2025/2026 – Sindhosp
19/12/2025 | Notícia Simesp

Oposição ao desconto à contribuição assistencial 2025/2026 – Sindhosp

Médicas e médicos de hospitais, clínicas, casas de saúde, laboratórios de pesquisas e análises clínicas do Estado de São Paulo vinculados ao Sindhosp terão 5,05% de reajuste salarial com o fechamento da nova Convenção Coletiva de Trabalho (CCT).

O reajuste será pago da seguinte forma: 

  • 2,5% a partir de setembro de 2025
  • 5,05% em dezembro de 2025

As diferenças salariais oriundas da aplicação da presente norma coletiva relativas aos meses de setembro, outubro e novembro serão quitadas na forma de abono indenizatório sem caráter salarial, na folha de competência de janeiro de 2026 até o quinto dia útil de de fevereiro de 2026. Confira a íntegra da CCT 2025/2026 aqui.

Oposição à contribuição assistencial

A contribuição assistencial (taxa negocial) é o auxílio aprovado pela categoria em assembleia destinada ao sindicato para manutenção de sua estrutura. Ou seja, para a continuidade da luta por condições de trabalho e salário dignos. O valor da taxa é deliberado pela categoria em assembleia.O recolhimento de 5,05% terá início no mês de março de 2026, sendo dividido em 4 parcelas mensais de 1,26% e os repasses das contribuições serão feitos pelas entidades por ocasião do fechamento da folha de pagamento de março de 2026, repassando ao Simesp até o 10º dia útil de abril de 2026

O Simesp garante o livre direito de oposição ao desconto da contribuição assistencial, devendo ser observado o seguinte:

 Prazo 

As oposições à contribuição assistencial poderão ser enviadas no período de 12/01/2026 a 12/02/2026.

Forma 

Eventual oposição à contribuição deverá ser apresentada por escrito e devidamente assinada, contendo os dados básicos do profissional (nome, número do CRM, entidade, endereço profissional, CNPJ, entre outros). A oposição deverá ser formalizada por meio de formulário específico, devidamente preenchido, disponível no link: http://oposicaosindhosp.simesp.org.br.

Para os médicos que atuam na Capital do estado de São Paulo, a carta de oposição deverá ser apresentada presencialmente, mediante apresentação de documento de identificação, na sede do SIMESP, localizada na Rua Maria Paula, nº 78, 1º andar, CEP 01319-000, de segunda a sexta-feira, das 10h às 17h, exceto aos sábados, domingos e feriados.

Já os médicos que prestam serviços fora da capital paulista poderão encaminhar suas cartas de oposição por meio do mesmo formulário eletrônico http://oposicaosindhosp.simesp.org.br, enviando-as para o e-mail cartas@simesp.org.br, devendo anexar documento que comprove a prestação de serviços fora do município de São Paulo.

Conteúdo

O formulário deverá ser preenchido em sua totalidade.

Observações

– Não será aceita a oposição em nome de pessoa não abrangida pela Convenção, que estiver fora do prazo ou que, ainda, não contiver os elementos suficientes para identificação.

– Às pessoas associadas ao Simesp, em dia com as mensalidades ou com a anuidade, não há a necessidade de manifestar a oposição. Se descontadas, podem ser reembolsadas. Basta solicitar ao Simesp o reembolso de eventual desconto feito pela empresa de saúde contratante mediante o envio do holerite para o e-mail: relacionamento@simesp.org.br. Ou, ainda, podem solicitar ao nosso setor de Relacionamento a emissão de um certificado de sindicalização para apresentação no RH da empresa a fim de não serem descontadas.

Além disso, a sindicalização assegura uma série de benefícios exclusivos, como assessoria jurídica especializada, convênios, Total Pass, conta corrente com vantagens no BTG etc.

👉 Confira todas as vantagens exclusivas de ser sindicalizado ao Simesp aqui.