Simesp

Onze planos e operadoras de saúde terão atendimentos suspensos

Home > Onze planos e operadoras de saúde terão atendimentos suspensos
13/11/2014 | Notícia Simesp

Onze planos e operadoras de saúde terão atendimentos suspensos

Nesta sexta-feira, 14 de novembro, os médicos protestarão contra as operadoras e planos de saúde que não aceitaram negociar ou não enviaram propostas para a Comissão Estadual de Negociação com os Planos de Saúde, que reivindica valorização das consultas médicas, reajuste dos procedimentos, sistema de hierarquização dos procedimentos médicos e contratualização de acordo com as exigências da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS).

O protesto, anunciado em coletiva de imprensa na manhã desta quinta-feira, 13, será por meio de paralisação nos atendimentos a 11 operadoras e planos de saúde: Ameplan, Assimédica, Classes Laboriosas, CET, Correios, Cruz Azul Saúde, Economus, Green Line, Intermédica, Notredame e Trasmontano.

Para o presidente do Simesp, Eder Gatti, uma boa relação de trabalho pressupõe valorização e espaço para negociação. “A partir do momento em que as operadoras não apresentam qualquer tipo de oferta há um comprometimento da boa relação de trabalho entre os médicos e empregadores. Uma vez que as operadoras não prezam por essa relação, demonstram não estar preocupadas com seus profissionais e, consequentemente, com uma melhor assistência a seus pacientes”, avalia.

De acordo com o diretor de Imprensa do Simesp, Gerson Salvador, um dos principais objetivos do ato é alertar a população sobre a alta interferência dos planos de saúde na decisão dos médicos, o que prejudica o atendimento e limita a autonomia profissional. “A demora ou negativa de aprovação das solicitações de exames e internações afetam diretamente o diagnóstico e o atendimento ao paciente, o que pode agravar o quadro de saúde”, alerta.

A paralisação será por 24 horas. Atendimentos de urgência e emergência estarão mantidos. As cirurgias marcadas para este dia também não serão suspensas.

A Comissão Estadual de Negociação com os Planos de Saúde é composta pelo Simesp, Associação Paulista de Medicina (APM), Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo (Cremesp) e demais sindicatos.

Suspensões da ANS

A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) suspendeu a comercialização de 16 operadoras e planos de saúde, pois apresentaram índices de reclamações muito acima do limite tolerado pela ANS. Dessas, três estão na lista das empresas que não entraram em um acordo com a Comissão Estadual de Negociação: Classes Laboriosas, Green Line e Trasmontano.