Simesp

Obra do cineasta alemão em destaque na Caixa Cultural

Home > Obra do cineasta alemão em destaque na Caixa Cultural
16/09/2011 | Notícia Simesp

Obra do cineasta alemão em destaque na Caixa Cultural

Cineasta que ajudou a edificar o Novo Cinema Alemão, Wim Wenders é considerado um dos mais influentes diretores germânicos de todos os tempos. Sua obra tem como norte temas como a busca de identidade, a transição entre culturas e o questionamento da representação artística. Temáticas que influenciaram e seguem influenciando cineastas de todo o mundo.

O início de sua carreira, ainda sob forte influencia desta nova escola alemã – que tem em Werner Herzog e Rainer Werner Fassbinder outros nomes de destaque -, passando pela fase “hollywoodiana” e culminando com a volta às tradições européias, cujas produções têm um aspecto menos industrial e mais artesanal, serão celebradas na mostra “Wim Wenders – Imagens que obedecem”, em cartaz na Caixa Cultural Sé de 13 a 25 de setembro.

Wim Wenders atingiu a glória com “Paris, Texas” (1984) e “Asas do Desejo (1987), ambos premiados no Festival de Cannes. A frustrante passagem pelo cinema hollywoodiano teve uma exceção de valor: a produção do documentário “Buena Vista Social Club” (1999), que conta com a trilha sonora original do guitarrista norte-americano Ry Cooder, com quem o diretor já havia trabalhado em “Paris, Texas”.

Promoção

Concorra a um box com cinco filmes do diretor alemão

Recentemente, em 2008, dirigiu “Filmagem de Palermo” (ainda sem lançamento no Brasil), uma justa homenagem a Michelangelo Antonioni e Ingmar Bergman, grandes referências do cineasta. O filme será exibido na mostra, que tem entrada a R$ 1.