Simesp

Núcleo da Fenam analisa mobilização contra planos de saúde e deliberações do CADE

Home > Núcleo da Fenam analisa mobilização contra planos de saúde e deliberações do CADE
06/08/2012 | Notícia Simesp

Núcleo da Fenam analisa mobilização contra planos de saúde e deliberações do CADE

mobilização nacional contra planos de saúde, prevista para outubro deste ano, foi um dos assuntos debatidos na reunião do núcleo executivo da Federação Nacional dos Médicos (FENAM), realizada nesta segunda-feira (6), em Brasília. As propostas apresentadas pelo Conselho Administrativo de Defesa Econômica (CADE) sobre os critérios nas paralisações organizadas pelas entidades médicas também foram alvo dos debates.

A autarquia proíbe que as entidades médicas imponham paralisações por tempo indeterminado, descredenciamento em massa, punição aos médicos que não participem dos protestos e cobrança adicional nos valores das consultas. Reuniões realizadas nas últimas semanas entre o órgão e entidades médicas buscam um acordo entre as partes. "Antes de tomarmos qualquer decisão em relação ao CADE, vamos consultar o jurídico, conversar com as outras entidades médicas e debater com os sindicatos as propostas apresentadas, com nossas devidas ponderações," explicou o presidente da FENAM, Geraldo Ferreira.

Piso FENAM

Durante o encontro os dirigentes decidiram criar uma Campanha Nacional do Piso FENAM, com o objetivo de divulgar e massificar a luta pelo valor preconizado pela entidade, estipulado atualmente em R$ 9.813,00, para uma jornada de trabalho semanal de 20 horas. Esse valor passou a vigorar em primeiro de janeiro deste ano e serve como referência para orientar as negociações coletivas de trabalho nas bases dos sindicatos médicos de todo o país. O valor é resultante da atualização monetária pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC), acumulado em 2011, de 6,08%.

Pauta extensa

A pauta da reunião do núcleo também envolveu temas como o Código 7, a proposta de iniciativa popular que destina 10% da receita da União para o setor saúde e as atividades das secretarias de comunicação, jurídica e de finanças, entre outros assuntos.

Núcleo

O núcleo da Federação Nacional dos Médicos é responsável pelas principais ações da entidade. É formado pelo presidente, Geraldo Ferreira Filho, vice-presidente, Otto Fernando Baptista, secretário-geral, João Batista de Medeiros, secretário de finanças, Cid Célio Jayme Carvalhaes, secretário de assuntos jurídicos, Vânio Cardoso Lisboa e secretário de comunicação, Rodrigo Almeida de Souza.

Na reunião desta segunda-feira(6), o presidente do Sindicato dos Médicos do Paraná, Mario Ferrari, foi um dos convidados da reunião, como permite o regimento interno da entidade.

Planejamento Estratégico

Nos próximos dias 16 e 17 de agosto, o planejamento estratégico da FENAM será debatido com toda a diretoria da entidade. Representantes de sindicatos médicos também podem participar do encontro que norteará todas as estratégias da nova diretoria, empossada no dia 1º de julho.