O Sindicato dos Médicos de São Paulo (Simesp) convida a todos os médicos servidores do Estado a comparecerem à assembleia que será realizada em 28 de abril (quinta-feira), às 20h, na sede do Simesp (rua Maria Paula, 78, 1º andar), para discutir a Campanha Salarial do Estado, com data-base em maio.
Em convocações anteriores, foram definidos alguns pontos a serem reivindicados. Entre eles estão: recuperação das perdas salariais, reajuste do valor dos plantões, facilitação de retorno de servidores municipais ao Estado, realização de concursos públicos e revisão da lei que instituiu a carreira do Estado, em 2012.
“A lei tem uma série de problemas. Um deles foi ter criado níveis na carreira que não incentivam a qualificação profissional. Além disso, os médicos estão sem reajuste desde 2013, com uma defasagem salarial de 25%”, disse o presidente do Simesp, Eder Gatti. Em janeiro, representantes do Simesp se reuniram com a administração estadual para reivindicar novos concursos, melhor remuneração e adequação da carreira médica.
Legistas
Em 18 de março, representantes da Associação dos Médicos Legistas do Estado de São Paulo (Amelesp) reuniram-se com o secretário de Segurança Pública, Alexandre de Moraes, e com seu adjunto, Mágino Alves Barbosa Filho, para levar a pauta do setor. Entre as reivindicações esteve a posse de médicos aprovados em concurso público realizado em 2013. Há uma carência de 370 profissionais no estado, segundo a entidade.
A secretaria atendeu parte da reivindicação, empossando apenas 35 dos 140 legistas aprovados no concurso. O secretário prometeu que os demais serão empossados, aos poucos, ao longo do ano.