A diretoria do Sindicato dos Médicos de São Paulo (Simesp) se solidariza aos familiares, amigas e amigos e companheiros de luta de João Batista Gomes, o Joãozinho, falecido nesta sexta-feira, 4 de abril de 2025, após uma luta de cinco anos contra o câncer.
Joãozinho era militante do Partido dos Trabalhadores, da corrente O Trabalho, e dirigente sindical, fazendo parte da primeira diretoria eleita do Sindicato dos Servidores Municipais de São Paulo (Sindsep). Teve uma vida dedicada à luta das trabalhadoras e trabalhadores por melhores condições de trabalho. Apoiou o Simesp continuamente, como na mobilização pelo reajuste salarial retroativo, cujo pagamento foi negligenciado pelas organizações sociais de saúde. Sua participação no ato Retroativo Já! foi registrada em vídeo.
João se tornou dirigente no movimento sindical em 1987, após a grande greve do funcionalismo contra o prefeito Jânio Quadros. Atualmente, integrava a direção nacional da Central Única dos Trabalhadores (CUT) e estava como secretário de Assuntos Jurídicos e Econômicos do Sindsep.
Mesmo lutando contra o tumor, manteve-se atuante no movimento sindical, denunciando os desmandos do governo Ricardo Nunes. Foi peça fundamental nas denúncias da privatização e cobranças abusivas no serviço funerário em São Paulo, onde seguiu lutando pela reversão da privatização.
Em memória do companheiro, a diretora do Simesp Juliana Salles disse, “Joãozinho sempre esteve presente na luta da categoria médica, contra a terceirização e privatização da saúde para as organizações sociais”. Militante também da 4ª Internacional, ele se empenhou nas lutas mais gerais da classe trabalhadora, “buscando a unidade dos trabalhadores, contra a perda de direitos e contra a política nefasta de destruição dos serviços públicos e da saúde pública”, relembra Juliana.
Casado com Heloisa Rego Gomes, deixa esposa e filho.
Novamente, nossa solidariedade aos familiares, amigos e companheiros de luta.
Joãozinho, presente!
Informações: Diretório Municipal do PT em São Paulo