O Sindicato dos Médicos de São Paulo (Simesp) se solidariza aos familiares, amigas e amigos de Luiz Gonzaga Francisco de Assis Barros D’Elia Zanella, médico infectologista e ex-diretor da entidade que faleceu na última sexta-feira, 10 de novembro, aos 40 anos.
Sua jornada na nossa área começou na Faculdade de Medicina de Marília (Famema), onde não se limitou apenas aos estudos, mas também se envolveu no movimento estudantil, lutando por melhores condições de ensino para todos. Luiz também se graduou em biotecnologia pela Universidade Estadual Paulista (Unesp) e realizou sua residência no Instituto de Infectologia Emílio Ribas (IIER). Lá, participou ativamente da greve de residentes para contratação de médicos nefrologistas e garantir, assim, melhores assistência aos pacientes e condições de trabalho aos colegas.
Após a residência, continuou sua luta no Simesp, sendo diretor adjunto da secretaria geral no triênio de 2017 a 2020. Luiz era doutorando em Imunopatologia e Alergia pela Universidade de São Paulo (USP) e médico assistente no Departamento de Clínica Médica do Hospital Universitário da Universidade de São Paulo.
“Assim como seu nome, foi uma grande pessoa e um grande médico.”, lembram espirituosamente seus colegas Felipe Ramos Xavier, fisiatra, e Gabriella Gomes de Carvalho, residente de pneumologia.
Eles relatam que, em sua vida profissional, Luiz sempre levantou bandeiras de empatia, solidariedade e defesa da saúde pública de qualidade, sendo fiel a tais valores. “Além de seu comprometimento por uma sociedade mais justa, o que mais destacava Luiz era sua alegria, com um senso de humor contagiante que sempre arrancava risadas. Luiz era um amigo adorado por todos.”
A diretoria do Simesp e os colegas de Luiz o recordam por sua alegria, sua dedicação incansável e sua divertida amizade. Seu legado continuará vivo em nossos corações e memórias. Hoje ele deixa orgulho para as pessoas que tiveram o privilégio de conhecê-lo.