Nesta quarta-feira, 21 de setembro, os médicos darão cartão vermelho contra a falta de reajustes nos honorários, a interferência na autonomia dos profissionais e a exploração dos usuários pelos planos de saúde. É o grande Dia Nacional de Mobilização contra os abusos cometidos pelas operadoras.
O movimento quer chamar a atenção da sociedade para os excessos praticados pelas empresas que penalizam os profissionais e, sobretudo, os pacientes. Entre os problemas relacionados pelas entidades médicas aparecem a negativa em negociar a revisão dos honorários médicos, a oferta de percentuais irrisórios ou a manutenção de medidas que interferem no atendimento dos pacientes.
“As operadoras interferem de maneira muito nociva na autonomia dos profissionais, impedindo, dificultando procedimentos, alterando outros, praticando preços exorbitantes de mensalidades e impondo sérias dificuldades no relacionamento com o trabalho médico”, disse o presidente da Federação Nacional dos Médicos e do Simesp, Cid Carvalhaes.
Em São Paulo, desde 1° de setembro, está acontecendo a paralisação em sistema de rodízio por especialidade. O Simesp apoia a iniciativa e conclama todos os profissionais a aderir ao movimento desta quarta-feira. A exemplo do sucesso da mobilização do dia 7 de abril, quando os médicos cruzaram os braços e foram às ruas protestar, é importante a participação maciça da categoria nas diversas atividades em suas regiões, lutando pela dignidade, por melhores honorários, autonomia, contrato coletivo de trabalho, entre outros.
Os médicos devem suspender todas as consultas e procedimentos eletivos de pacientes conveniados aos planos selecionados, garantindo o agendamento dos usuários para nova data e mantendo os atendimentos de urgência.
São esses os planos:
Ameplan, Golden Cross, Green Line,
Intermédica, Notre Dame, Prosaúde,
Blue Life, Dix Amico, Medial,
GEAP, Volkswagen
Aviso: Audiência Pública
Ainda nesta quarta, às 16h30, será realizada audiência pública na Assembleia Legislativa de São Paulo sobre a problemática dos planos de saúde com médicos e pacientes – consultas, coberturas e remuneração dos profissionais.