Na última segunda-feira (10/11), o Sindicato dos Médicos de São Paulo (Simesp) participou da audiência pública “Terceirização e vínculos precários e seus impactos na saúde”, realizada na Câmara dos Deputados, em Brasília. O evento foi mediado pelo deputado federal Jorge Solla (PT-BA) e contou com a presença de representantes de entidades sindicais, movimentos sociais e especialistas do setor. O Simesp foi representado pelo médico Jaime Torrez.
Durante sua fala, Torrez destacou que as reformas trabalhista e da terceirização, de 2017, abriram caminho para um processo acelerado de precarização dos vínculos e de degradação das condições de trabalho na saúde pública. Ele alertou que a terceirização irrestrita e o avanço das organizações sociais (OSs) têm permitido a apropriação de recursos públicos por grupos privados, resultando em prejuízos diretos à população e à qualidade do Sistema Único de Saúde (SUS). Ele pontuou que um SUS gerido e apropriado por terceiros é um SUS corrompido nos seus princípios.
Torrez também defendeu a revogação da reforma trabalhista, que permitiu a terceirização irrestrita, bem como o fortalecimento do modelo de administração direta, com concursos públicos e valorização dos profissionais que garantem o funcionamento do Sistema Único de Saúde.
“O Simesp reafirma sua posição em defesa do SUS público, estatal e de qualidade, com servidores valorizados e vínculos estáveis. A luta contra a precarização é também uma luta pela vida e pela dignidade da população brasileira”, conclui Torrez.
A audiência pública pode ser conferida integralmente no canal da Câmara dos Deputados no YouTube.